Guimarães procura jovem para Cimeira de Património em Ibiza

A Câmara Municipal de Guimarães vai participar no 2º Encontro de Jovens Embaixadores de Cidades Património da Humanidade e está à procura de um jovem para representar a cidade.

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 7 de Março, os candidatos devem ter entre 18 e 23 anos, enviar o curriculum vitae e uma resposta até duas páginas à pergunta: “O que posso fazer para valorizar o património da minha cidade?” para o e-mail: cultura@cm-guimaraes.pt. A decisão será conhecido no próximo dia 12 de Março.

“O Património é a menina dos nossos olhos”, afirma Adelina Paula Pinto.


Aos microfones da RUM, Adelina Paula Pinto, Vereadora da Cultura do Municipio vimaranense, explicou que Guimarães é património da humanidade, característica considerada a “menina dos olhos” da cidade e, como tal, “não se poderia deixar passar uma oportunidade destas” para representar o Município num âmbito internacional. 

Para poder participar, segundo a autarca, o jovem tem de ser “participativo, construtivo, que conheça Guimarães, que consiga valorizar o património da cidade e que seja proactivo na opinião quanto a este tema. “Queremos que esta pessoa faça uma apropriação do património e até responda à questão: O que seria Guimarães se não tivesse o património que tem ou que não tivesse este selo distintivo?”, atirou.

O objectivo da iniciativa é “levar o património vimaranense ao mundo” e principalmente “através dos olhos” de um jovem natural de Guimarães. Não é só levar esta mensagem através de alguém formado nesta área, mas sim a “leitura” do património através de um jovem que consiga ser o “mediador” da leitura patrimonial da cidade berço.

Áudio:

Adelina Paula Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, em declarações à RUM.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv