Guimarães promete actividades “Do Natal aos Reis”

Guimarães promete várias iniciativas culturais para finalizar 2017 e entrar em 2018. O programa “Do Natal aos Reis” foi apresentado esta segunda-feira e conta com a celebração do 16º aniversário da elevação do Centro Histórico a Património Cultural da Humanidade, a inauguração da exposição “As Paragens Onde o Tempo Habita”, concertos de Natal, o concerto de Ano Novo, a Paisagem de Ano e as Reisadas.

Este ano, a Zona de Couros junta-se às celebrações, bem como a vertente da educação, no dia 13 de Dezembro.

“Dada a vontade de alargar a classificação do Património da UNESCO, integra-se uma Visita Guiada à zona de Couros, no dia 13”, revelou vereadora da cultura, Adelina Pinto. Nesse mesmo dia, alunos do 4º ano de várias turmas do concelho vão unir-se às celebrações da elevação. “Vão fazer uma caça ao tesouro ao Centro Histórico, a partir de um documento elaborado por uma turma, com um espaço de criatividade que está a ser feito com os alunos, que acontece em simultâneo com a visita a Couros”, sublinhou.

“Do Natal aos Reis” trata-se de um programa “eclético”, de continuidade, que deve ter em conta o que os vimaranenses esperam da autarquia, diz a responsável. “Queremos que seja um ano pleno de comemorações e que à iluminação visual, se junte a música, a alegria, os concertos e a arte, para que este tempo de família e, de alguma paragem, dê aos vimaranenses e a quem visita a cidade várias actividades”, referiu.


Em cima da mesa está ainda um projecto da Associação Comercial e Industrial de Guimarães para a dinamização do centro da cidade em altura natalícia, mas que ainda está a ser avaliado pela autarquia. “Pressupõe um circo de Natal, animação de rua e uma casa de Pai Natal. É uma proposta dos comerciantes, que pediram o apoio da Câmara, mas que tem que ser ponderada. Tudo o que vier terá de ser valor acrescentado e não ruído, nem deve trazer confusão à cidade”, disse.

A programação “Do Natal aos Reis” e as iluminações festivas vão custar à autarquia de Guimarães cerca de 150 mil euros. De acordo com a autarquia, o programa completo pode ser conhecido aqui.

Áudio:

Adelina Pinto, vereadora da cultura, explica o que se pretende

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv