Guimarães quer mais cidadãos a praticar actividade física

Guimarães quer atrair os cidadãos para o desporto e acabar com o sedentarismo. Para isso, irá elaborar um um Plano Municipal Estratégico denominado “Guimarães Activa” até 2025. Liderado pelo Centro de Estudos de Desporto, o projecto foi criado pela autarquia de Guimarães pela cooperativa Tempo Livre.
Esta sexta-feira decorreu a primeira reunião do Conselho Consultivo que reúne representantes de diversas entidades de várias áreas, nomeadamente educação, saúde, acção social e outras. O programa tem como horizonte o período temporal 2018/2025.
Na sessão, o vereador do desporto em Guimarães, Ricardo Costa explicou que o objectivo é “consciencializar as pessoas da necessidade de praticar actividade física”. “Temos que perceber por que razão as pessoas praticam ou não desporto”, explicou.
O Presidente do Conselho Consultivo, Pedro Sarmento Lopes, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, falou de uma iniciativa ” pioneira” já que “não é habitual encontrar-se uma organização com toda esta envolvência”. “É um novo caminho que está a ser agora trilhado”, explicou.
O objectivo é motivar os vimaranenses a praticar desporto, conjugando várias áreas como a acção social, eduicação ou mesmo empresarial. “É preocupante que alguns dados nos mostrem que, 6500 atletas federados, apenas 800 sejam mulheres”, acrescentou.
O Conselho Consultivo avaliou esta sexta-feira estudos e relatórios da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia, assim como pelas Orientações da União Europeia para a Atividade Física, Programa Nacional de Desporto Para Todos, Plano Nacional de Atividade Física e Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-estar.
O Conselho Consultivo do Plano Municipal é presidido por Pedro Sarmento Lopes (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) e integra ainda Adelina Pinto (vereadora da Educação e Juventude, Câmara Municipal de Guimarães), Ricardo Costa (vereador do Desporto, Câmara Municipal de Guimarães), Paula Oliveira (vereadora da Ação Social, Câmara Municipal de Guimarães), Amadeu Portilha (presidente da direção da Tempo Livre), Paula Nogueira (diretora do Centro de Estudos do Desporto-Guimarães), António Lourenço (diretor clínico do Centro Médico do Desporto de Guimarães), Carlos Guimarães (diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave), Vitor Pardal (coordenador nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola), Pedro Teixeira (diretor para a Área da Promoção da Atividade Física), Beatriz Pereira (Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho), Dimas Pinto (Instituto de Estudos Superiores de Fafe), Abel Figueiredo (Escola Superior de Desporto de Rio Maior), Vitor Dias (diretor Regional do IPDJ) e Luís Covas (coordenador distrital do Desporto Escolar).
Áudio:
Ricardo Costa, vereador do desporto, explicou o que se pretende.
