Guimarães quer ser mais inclusiva

Em Guimarães, as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro) vão prolongar-se por duas semanas. De 28 de Novembro a 14 de Dezembro, o objectivo do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é incentivar todos os vimaranenses a pensarem nesta problemática, acabar com preconceitos, contribuir com ideias e gestos para uma cidade mais inclusiva e que ajude a contribuir para uma vida mais digna, independentemente do grau de deficiência.
O programa, que abrange escolas, associações e instituições de diferentes áreas foi apresentado na manhã desta segunda-feira, na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, numa conferência de imprensa que foi acompanhada por uma intérprete de linguagem gestual.
A vereadora da Acção Social, Paula Oliveira começou por reconhecer que o caminho para a inclusão é ainda longo. “Temos muito que fazer ainda para sermos uma sociedade inclusiva”, começou por reconhecer, dando o exemplo das dificuldades de uma pessoa com deficiência conseguir um emprego.
Também o presidente do Município, Domingos Bragança, assume que as autarquias precisam de trabalhar mais pela inclusão das pessoas com deficiência. O autarca afirmou que “o espaço público não pode ter barreiras” e por isso a autarquia terá que “acelerar esse trabalho”. Passadeiras e elevadores são alguns dos exemplos.
O autarca foi mais longe, referindo que a autarquia terá que estudar parques infantis e de lazer devidamente adaptados à pessoa com deficiência.
As comemorações arrancam a 28 de Novembro com actividades de boccia, debates e acções de sensibilização em diferentes escolas do concelho de Guimarães. Momentos que se vão repetindo até ao dia 6 de Dezembro.
A 4ª Caminhada Inclusiva, a 7 de Dezembro é outro dos pontos da programação. Terá início no Paço dos Duques de Bragança e terminará junto ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães onde será lido o Pregão e efectuada uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Guimarães.
As comemorações encerram no dia 14 de Dezembro no auditório do CCVF com o espectáculo “Diferentes vozes: Por uma vida digna para todos”. As apresentações estarão a cargo da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, da Cercigui, do CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, da Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira.
Com todas estas actividades previstas em diferentes dias e diversos espaços, a organização pretende chegar a mais vimaranenses, sensibilizando a população para as pessoas com deficiência.
