Guimarães recebe Encontro de Municípios com Centro Histórico

“Habitar os Centros Históricos” é o mote para o XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. O evento vai decorrer entre quinta-feira e sábado em Guimarães.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e Associação Portuguesa de Municípios com Centros Históricos, vai contar com a presença de mais de quarenta municípios, cinco universidades, representantes de estruturas nacionais ligadas à habitação -como a Secretária de Estado Ana Pinho-, ao turismo e ao património. Vão decorrer ainda visitas guiadas ao Centro Histórico de Guimarães, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, que decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara de Guimarães, Fernando Seara de Sá, vereador do urbanismo vimaranense, explica que o tema “Habitar os Centros Históricos” pretende debater o habitat, o turismo e a gentrificação.


“Não se trata só de restringir o programa à habitação. É mais lato que isso. É procurar tratar os centros históricos como habitat”, diz o vereador, acrescentando que “hoje em dia há vários problemas associados aos centros históricos como a chegada do turismo e o fenómeno da gentrificação”.

No evento vão estar presentes cinco universidades, entre as quais a Universidade do Minho, que vão realizar, segundo Ricardo Rodrigues, arquitecto e integrante da comissão organizador, “a moderação e apresentação dos palestrantes”.


As inscrições para assistir ao evento estão abertas até ao início da programação e podem ser realizadas aqui.

Áudio:

Fernando Seara de Sá e Ricardo Rodrigues apresentam o programa do Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv