Guimarães vai requalificar Escola da Vaca Negra

O executivo de Guimarães vai requalificar a antiga Escola primária da Vaca Negra. O projecto foi apresentado ontem em reunião de câmara descentralizada, em Urgezes, e prevê a ampliação do edifício situado na freguesia, que neste momento já está a ser utilizado para âmbito cultural, e o melhoramento dos acessos ao local.
“O projecto já está numa fase final para poder ser lançada a obra”, revelou o autarca Domingos Bragança, que acrescentou a necessidade de melhorar os acessos por se tratar de uma zona “que encosta na rua António Costa Guimarães, que está muito mal resolvida”. O presidente da Câmara mostrou também vontade de renovar o bairro económico de Urgezes.
É habitual a Câmara de Guimarães apresentar novos projectos em reuniões descentralizadas nas freguesias do concelho. Por essa razão, o vereador sem pelouro da coligação Juntos por Guimarães Bruno Fernandes aproveitou a ocasião para atacar o executivo liderado por Domingos Bragança de apresentar projectos e não os concretizar posteriormente.
“Tirei nota dos projectos que foram apresentados nas reuniões descentralizadas e 10% foram concretizados. A câmara municipal, na pessoa do senhor presidente, tem criado imensas expectativas aos vimaranenses nos mais diversos níveis de intervenção e o que depois se assiste é que não há concretização”, atirou.
A razão para o atraso na concretização dos projectos, explicou depois Domingos Bragança, deve-se a questões burocráticas: “alguns dos projectos estão ainda em fase preliminar, de levantamento geométrico e topográfico, noutros é a própria junta de freguesia que não entende a dimensão que a câmara lhe quer dar”. As justificações do autarca não colheram a aprovação de Bruno Fernandes, que deu exemplos de “requalificações de centros cívicos que demoram quatro anos” a serem requalificados.
“A câmara está a criar uma narrativa de que tudo demora muito tempo mas temos de ter por base que os partidos concorrem a um mandato de quatro anos e, neste período, aquilo que assumirem fazer têm de concretizar”, rematou.
Áudio:
Domingos Bragança diz que o projecto vai ser lançado em breve; Bruno Fernandes acusa a autarquia de apresentar e não cumprir
