Guimarães vai ter escolas mais sustentáveis e solidárias

O Orçamento Participativo Escolas de Guimarães aprovou 44 propostas dos jovens vimaranenses. Versando sobre as áreas do Ambiente e Solidariedade, a terceira edição do projecto contou com a votação de mais de 12 mil estudantes. Os 14 agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias de Guimarães participaram na iniciativa. No total, foram atribuidos 200 mil euros para as propostas dos mais novos.


Adelina Paula Pinto, vereadora da educacao em Guimarães, deu nota à RUM de alguns exemplos de projectos que estão a ser implementados. “No âmbito da solidariedade, há muitos projectos de ligação com idosos. Ainda hoje entreguei na Gil Vicente meios informáticos para os alunos desenvolverem um trabalho com idosos, tirando-os do isolamento e desenvolvendo as suas capacidades na área da tencologia”, exemplificou. 


A vereadora explicou que há ainda exemplos de “solidariedade interna”, onde alunos mais velhos se disponibilizam para ajudar os mais novos em algumas disciplinas. No caso da sustentabilidade ambiental, as propostas englobam Lâmpadas LED, torneiras com redutores para dimuinuir os custos da água, criação de hortas biológicas e mobilidade sustentável.


Este ano, a autarquia teve a preocupação de implementar o projecto no ano lectivo em que a proposta foi apresentada, para que os alunos acompanhem todo o processo. “Às vezes os alunos saíam da escola e não viam o projecto a ser implementado”, lamentou.

Motivar os jovens a participar no Orçamento Participativo Escolas é uma forma de garantir que, no futuro, haverá uma maior participação no Orçamento Participativo global, admite Adelina Paula Pinto. “Acreditamos que estes jovens terão, um dia, interesse no Orçamento Participativo global, já que os adultos participam menos. São jovens que, no futuro, serão mais pro-activos e participativos”, assegurou.


“Seria mais fácil pegar no dinheiro e distribuir por Agrupamento, mas queremos que os alunos se envolvam, desenvolvendo ideias que possam mudar o seu habitat natural e a vida dos outros”, concluiu a vereadora.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv