Guimarães vai ter Gabinete da Juventude

Guimarães vai ter um Gabinete da Juventude a partir do final deste ano. A proposta foi apresentada pela Juventude Socialista vimaranense como resposta à extinção, anunciada em reunião do executivo, da Divisão da Juventude e Associativismo. O espaço vai ser instalado na Rua da Rainha.
O dirigente da JS de Guimarães, Rafael Duarte, explica que esta proposta já estava a ser estudada desde 2017 e, na sequência das remodelações feitas pelo edil Domingos Bragança, este projecto vai então ser concretizado. Este gabinete vai ser “uma estrutura dedicada à juventude de carácter multidisciplinar, ou seja, com funções amplas para criar actividades no terreno”.
Quanto às declarações do presidente da JSD de Guimarães, Eduardo Fernandes, de que a esta era uma proposta “a reboque” da juventude social-democrata, Rafael Duarte acusa o líder da JSD de estar “desatento”, uma vez que”esta proposta já existe desde a campanha eleitoral para as últimas autárquicas”, em 2017. Além disso, a JS afirma que o pelouro da Juventude sempre existiu.
“Ficamos muito agradados que as propostas da JSD sirvam para que a JS consiga mostrar algum trabalho” – líder da JSD de Guimarães.
O presidente da Juventude Social Democrata vimaranense vê com bons olhos esta proposta, no entanto, continua a desconfiar do timing do projecto. Eduardo Fernandes sublinha que a “juventude tem de ser individualizada”, logo, não pode estar interligada a uma vereadora, que também é vice-presidente da Câmara de Guimarães.
Na óptica da JSD, este facto prejudica a juventude porque “a vereadora não consegue dar a devida atenção aos assuntos”. A JSD vai em breve apresentar a sua proposta, ao executivo municipal liderado pelo Partido Socialista.
Áudio:
Declarações dos dirigentes da JS e JSD de Guimarães sobre o futuro da juventude na cidade berço.
