Guimarães vai ter pista de patinagem de velocidade

As antigas piscinas do Vitória Sport Clube vão transformar-se numa pista de patinagem rápida. Depois de fechado o acordo com o clube, a autarquia irá requalificar o espaço para a criação de um lugar único a norte do país. Em Portugal, apenas existem duas pistas, em Lisboa e na Ilha da Madeira. Também está prevista a criação de um parque de skate, que ficará no Parque da Cidade. O objectivo é criar uma nova modalidade em Guimarães, estando a conclusão prevista para o Verão.
Amadeu Portilha, vereador do desporto, recordou que, inicialmente, estava prevista a criação de um Parque da Juventude nos terrenos das piscinas. “Entretanto, com um conhecimento mais pormenorizado do espaço, invertemos o projecto. O parque de skate será feito em terrenos do actual Parque da Cidade”, explicou.
A ideia é desenvolver uma nova modalidade na cidade, que já tem procura, garantiu o vereador do desporto. “A modalidade não é praticada em Guimarães porque não há condições. Há muita gente que gosta de patinar, mas não tem um espaço para o fazer em segurança”, assegurou.
A pista estará apta para acolher competições nacionais e internacionais e terá 200 metros de diâmetro, num espaço totalmente descoberto. Além disso, serão criadas pequenas infraestruturas de apoio à patinagem artísitica.
