Há mais 500 lugares de estacionamento pago em Braga a partir desta 6ª feira

A partir desta sexta-feira há mais ruas do centro da cidade Braga com cobrança pelo estacionamento. O alargamento foi aprovado em sede de reunião de executivo municipal em Setembro passado. Na altura, a opção foi contestada pelos vereadores socialistas e pelo vereador da CDU. Em causa o facto desta decisão contemplar 17 das 27 ruas do alargamento realizado em 2013 com a gestão de Mesquita Machado que a própria coligação Juntos por Braga na altura contestou.

“É bom recordar que em 2013 uma das primeiras medidas desta maioria foi a revogação de uma deliberação ainda do PS sobre o alargamento a mais 27 ruas. Agora, passados seis anos, esta maioria decide a inclusão de dezassete dessas ruas para estacionamento pago. Há uma mudança objectiva. Os argumentos são tão válidos como aqueles que foram usados há seis anos. Não está em causa a utilização dos parquímetros, está um compromisso político que é quebrado com os cidadãos e com os eleitores”, defendeu Carlos Almeida, vereador da CDU na reunião de câmara de 17 de Setembro deste ano.

Já os socialistas assinalaram que a decisão não passa de um “regresso ao passado”. Artur Feio entende que é um reconhecimento político de que a melhor opção seria sempre o alargamento das ruas que o PS já defendia no passado com Mesquita Machado à frente do município. Os vereadores do PS falam numa “alteração cabal da posição política de Ricardo Rio que em 2013 fez desta questão um argumento político na campanha eleitoral”.

Já o presidente do Município justifica a taxação destas novas ruas com “a reivindicação de moradores, de comerciantes, da junta de freguesia e da ACB numa óptica de melhor promoção da mobilidade e acessibilidade nessas zonas”. Trata-se de uma extensão de perto de 500 lugares, mas o autarca lembrou que com o alargamento da concessão feito pela gestão de Mesquita Machado, a cidade de Braga teve cerca de 3 mil lugares de estacionamento cobrado à superfície. Agora serão 1897.

Actualmente, estacionar uma hora à superfície tem um custo de um euro, mas dentro de poucas semanas o valor será reduzido para oitenta cêntimos. Já a fiscalização desse mesmo estacionamento passará a ser da responsabilidade da empresa Transportes Urbanos de Braga no mês de Dezembro.

TUB com competência para fiscalizar estacionamento pago a partir de 1 de Dezembro

Dentro de exactamente um mês, a função de fiscalização do estacionamento pago à superfície passa a ser da responsabilidade da empresa municipal Transportes Urbanos de Braga, que arrecadará directamente a receita, que se estima que ronde o meio milhão de euros proveniente  dos 1897 lugares de estacionamento disponíveis nas ruas do centro histórico da cidade de Braga.

Elsa Moura
Elsa Moura

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