“Há pouca Europa no debate dos candidatos”, diz Reitor

O reitor da UMinho considera que há “pouca Europa” no debate dos candidatos portugueses ao Parlamento Europeu. Na rubrica da RUM ‘PoR UMa Europa Melhor’, Rui Vieira de Castro explicou que para envolver mais os portugueses neste acto eleitoral, os partidos devem tomar outra atitude e não agir como têm agido, com especial destaque para os debates.


“Não tem sido o mais feliz do ponto de vista da concretização do objectivo desejável: tornar a Europa mais presente para nós enquanto cidadãos. Espero não ser injusto, mas parece-me haver pouca Europa nos debates em torno das eleições para o Parlamento Europeu”, começou por defender Rui Vieira de Castro que apelou a que se discutam questões relevantes sobre a Europa. “Se queremos tornar evidente a relevância da Europa como projecto comum, então não me parece que o modo como a campanha está a decorrer seja capaz de garantir resultados”, acrescentou.

Os assuntos internos e as tricas partidárias fazem constantemente parte do debate. Rui Vieira de Castro discorda. Para o reitor da UMinho é preciso distanciamento do acto eleitoral agendado para Outubro, sob pena dos portugueses se afastarem ainda mais do acto eleitoral. A taxa de abstenção elevada em Portugal “é uma realidade que devia interpelar muito fortemente o sistema político no seu conjunto e os seus responsáveis”, disse. “Se este afastamento se mantiver ou se agravar, daí advirão consequências muito pouco interessantes para a nossa vida comum”, prosseguiu.


Para Rui Vieira de Castro, se se pretende “tornar evidente a relevância da Europa como projecto comum e de envolver as pessoas na discussão das matérias que cabem na esfera de decisão europeia, o modo como a campanha está a decorrer não vai ser capaz de garantir resultados”.

O reitor da UMinho lamenta ainda que muitos portugueses não conheçam a importância das decisões tomadas no Parlamento Europeu, desafiando os candidatos a adoptar outra postura. “Aquilo que a Europa representa como realidade é percebida por muitos cidadãos como algo afastado, distante, sem implicação imediata no quotidiano, o que não é verdade. As decisões que são tomadas têm impacto efectivo na nossa vida e provavelmente isto não tem sido suficientemente explicado às pessoas. Deveria haver um esforço muito mais efectivo do que verdadeiramente há”, sugeriu.

Rui Vieira de Castro foi o convidado desta segunda-feira. O programa pode agora ser ouvido em podcast

Áudio:

Reitor da UMinho esta tarde na RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv