Há quinze anos que o país não registava estas temperaturas

Há quinze anos que o país não registava temperaturas acima da média durante tantos dias consecutivos. Entre esta quinta-feira e a próxima segunda, as temperaturas máximas estarão acima dos 40 graus em várias zonas do país. Em alguns locais poderão ultrapassar os 47 graus e atingir o valor mais alto de sempre. Onze distritos estão em aviso vermelho.

Trinta e dois concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão hoje em risco máximo de incêndio, no dia em que as temperaturas podem chegar aos 45ºC.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), além destes concelhos em risco máximo, estão em risco muito elevado de incêndio quase uma centenas de outros municípios dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado de incêndio estão ainda outros quase 90 concelhos, nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbram, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Especialista em clima refere que a situação é mais usual do que as pessoas estavam à espera


O aumento brusco da temperatura máxima surpreendeu a maioria dos portugueses. Ainda assim, Mário Marques, especialista em clima, sublinha que esta situação já estava prevista. “É uma situação que costuma ocorrer nos nossos verões, é mais usual e normal do que as pessoas estavam à espera este ano, dado a ter sido um Verão atípico, fresco, com temperaturas abaixo da média na maior parte dos dois meses do Verão climático, e a nossa previsão já assim o apontava a 29 de Março”, explicou em declarações à SIC Notícias.

Entre os conselhos à população, “evitar as horas de maior calor, actividades ao ar livre, sobretudo entre o meio dia e as seis da tarde” e beber água com frequência. Mário Marques alerta ainda que “às seis da tarde, grande parte do território ainda terá temperaturas acima dos 35 graus”, pelo que os portugueses deverão prolongar estes cuidados.

Esta sexta-feira e sábado, no concelho de Braga, a temperatura máxima será de 41 graus. No domingo tudo aponta para que desça até aos 39º. Já no concelho de Guimarães, o IPMA prevê 41º para esta sexta-feira e 42º para sábado, recuando para os 40º no domingo.

Áudio:

Mário Marques, especialista em clima, em declarações à SIC Notícias

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv