História de Braga e Minho na 65ª Revista Bracara Augusta

Está apresentada a 65ª edição da Revista Bracara Augusta, revista que teve a sua origem no Boletim do Arquivo Municipal de Braga, publicado a partir de 1935. Já com a designação de Revista “Bracara Augusta”, o 1.º volume, composto por vários boletins, foi editado em Agosto de 1949.

Esta nova edição destaca um conjunto de artigos com os temas da história de Braga e do Minho, da autoria dos investigadores José Marques, Franquelim Neiva, Eduardo Pires de Oliveira, Norberto Tiago, Maria Teresa Lopes Ribeiro e José Barreto.

Lídia Dias, vereadora da cultura na autarquia bracarense afirma que o projecto é uma referência a nível nacional e internacional, “importante”, porque acaba por ser utilizada como uma “memória única” para o futuro, devido também ao seu conteúdo e aos investigadores de renome que nela estão presentes.

“Consegue sempre ter uma abragência maior e de se estender a esta região, mas nós sabemos o quão Braga influencia e influenciou tudo à nossa volta. Acaba então por ser um esteio importante da acção da Câmara”, diz.

Já Luís Silva Pereira, director da revista bracara augusta, descata que esta obra é um “instrumento de diálogo” da cultura.

O responsável referiu ainda os temas da próximas publicações que vão decorrer este ano. “Para já garantidos temos assim um conjunto de artigos que vão analisar as relações artísticas entre Braga e Minas Gerais, no Brasil. Depois estamos também já a projectar um número, especialmente dedicado, ao Marceliano de Araújo que é um dos grandes artistas barrocos de Braga”, adiantou.     

Áudio:

Lídias Dias, Vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga, e Luís Silva Pereira, Director da Revista Bracara Augusta em declarações à RUM.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv