História do software chegou ao Arquivo Distrital de Braga

A história do software estará disponível pela primeira vez em Portugal, no Arquivo Distrital de Braga (ADB). O trabalho, desenvolvido por um grupo de trabalho internacional, o International Federation for Information Processing, cobre um período fulcral da história do software, em cerca de 1500 documentos.
O trabalho foi apresentado esta quarta-feira. No local, à RUM, José Nuno Oliveira, docente do departamento de Informática da Universidade do Minho, que esteve envolvido no desenvolvimento do projecto, explicou que “praticamente não existem arquivos destes”. “São documentos que mostram o início do software como disciplina cientifica. Baseia-se trabalho cuja relevância histórica veio a ser reconhecida com a atribuição de várias “Turing Awards”, equivalente ao prémio Nobel, na área da informática”.
O docente recordou que, do género, existe, nos Estados Unidos América, o Computer History Museum e algumas universidades britânicas estão a trabalhar nesse sentido, mas em Portugal não havia nada, até agora.
José Nuno Oliveira lembrou que, para a comunidade académica, os documentos são de grande relevância. “Estudando estes artigos pode ser que percebamos que, provavelmente, há uns anos, tomamos algumas decisões erradas. Também ajudará a melhorar algumas tecnologias existentes”, referiu.
Já o director do ADB, António Sousa, explicou que, o ADB, de carácter regional, recebe assim uma documentação internacional, na maior parte dos casos escrita em inglês, “não podemos esquecer que é uma Unidade Cultural da Universidade do Minho, e é “uma unidade técnica especializada na documentação de arquivo, tendo um papel muito relevante na comunidade académica”, referiu.
O projecto, depositado no ADB no final de 2017, tem o apoio do INESC-TEC.
Áudio:
Docente José Nuno Oliveira explica o que ficará disponível no Arquivo.
