Hospital de Braga realizou 107 cirurgias bariátricas em 2017

O Hospital de Braga realizou no ano passado 107 cirurgias bariátricas. Também em 2017 realizaram-se mais de três mil consultas com utentes com obesidade. Os números foram avançados à margem da celebração de um protocolo entre a unidade de saúde e a autarquia que visa o combate à obesidade.
Maia da Costa, responsável pela unidade de cirurgia afirma que tem aumentado o número de cirurgias de obesidade realizadas no Hospital de Braga, tendo em conta que a unidade de saúde “começou a operar também doentes do distrito de Viana do Castelo”.
Em média, o processo de acompanhamento a um doente com obesidade mórbida pode durar um ano, até à realização da cirurgia. Recorde-se que apenas pessoas com obesidade mórbida e alinhadas com a necessidade de um plano alimentar adequado podem ser submetidas a uma intervenção cirúrgica deste tipo. “É muito importante a vontade do doente para ser operado para corresponder depois às necessidades de um cumprimento de um planto alimentar”, frisou Maia da Costa. “Se virmos que o doente tem alguma reserva, tem alguma limitação e achamos que ele não tem capacidade para perceber que tem que modificar os seus estilos de vida, muitas vezes damos algum tempo para reconsiderar a situação, porque sabemos que se não fizerem isto os resultados não serão muito bons”, insistiu.
Informação sobre unidade do Hospital de Braga aqui
