Hospital de Guimarães certificado em formação de emergência

O Hospital de Guimarães passou a adoptar a metodologia de formação do INEM em Suporte Básico (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV), com o objectivo de que os seus colaboradores estejam habilitados a responder com rapidez e eficiência a situações de paragem cardiorrespiratória.
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães foi acreditado para formação em emergência médica pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A formação dá ferramentas para identificar as situações potencialmente fatais, perceber a importância das compressões torácicas e actuar até à chegada de ajuda diferenciada.
A comunidade médica internacional reconhece a importância de que uma intervenção rápida pode fazer a diferença nas situações de emergêcia.
O Hospital de Guimarães tem uma equipa de 14 formadores, médicos e enfermeiros, que durante 4 horas (SBV) ou 16 horas (SAV) dão o conhecimento necessário para actuação adequada nas situações referidas.
Nos últimos dois anos, o Hospital já formou cerca de 750 dos seus colaboradores em SBV e 125 em SAV.
É objectivo desta unidade hospitalar formar todos os seus colaboradores, cerca de 1600, em Suporte Básico de Vida, através desta metodologia certificada pelo INEM.
*Por Liliana Oliveira
