Igualdade e Diversidade de Género no mARTE

A iniciativa que nasceu na Escola Secundária Alcaides Faria, em Barcelos, volta, este ano, para a sua 9ª edição. O mARTE, mostra de artes visuais, acontece de 19 a 28 de Maio e traz consigo o debate do tema “Igualdade e Diversidade de Género”.
A escolha do tema em questão surge, segundo Artur Durão, coordenador do projecto, da necessidade de “discutir a questão nas escolas portuguesas, inclusive na de Barcelos, que é uma zona um pouco mais rural”. Artur Durão acrescenta ainda que “cada vez se torna mais necessário transmitir aos alunos as diferenças entre aquilo que é o sexo e o género e, sobretudo, promover a igualdade entre todos os intervenientes da escola”.
A escolha deste tema prende-se igualmente com “a presença de uma sociedade ainda marcada pela desigualdade na vivência das relações de intimidade, nas escolhas vocacionais de encontro aos papéis de género, nas relações laborais, na vida familiar e sobretudo na inclusão e aceitação de diferentes percursos sexuais, facilitando a violência, a exclusão, a violação de direitos dos alunos que não se integram nos padrões dominantes”.
Sob a temática que pretente discutir a igualdade e diversidade, as actividades do projecto são múltiplas. Há espaço para cinema comentado, conferências, mesas redondas e para uma formação oficinal com workshops e masterclasses. Além de exposições, o programa é, habitualmente, complementado com concertos e performances. Artur Durão, neste sentido, relembra que o projecto mARTE “surge de uma necessidade do agrupamento de artes visuais da Escola Secundária Alcaides Faria, em Barcelos, tendo em conta que na cidade de Barcelos há pouco programa cultural, os alunos têm poucas referências culturais e é uma cidade com um grande défice em termos daquilo que podem ser as ofertas culturais, tínhamos uma necessidade de transmitir e levar aos alunos o contacto com disciplinas, que não são as disciplinas tradicionais dos seus currículos”. O mARTE pretende assim ser um espaço de discussão e debate em torno de disciplinas não tradicionais, que não integram os currículos escolares, nomeadamente as artes performativas, a dança, a fotografia, o cinema, a vídeo-arte, a música e o design.
A mostra de artes visuais vai, novamente, apostar na vinda de ex-alunos da escola para ajudar na organização, numa tentativa de permitir a envolvência pós-escolar na dinâmica da cidade. Este ano há ainda uma novidade, a Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, vai ser parceira do mARTE.
O mARTE conta com a coordenação de Artur Durão e Teresa Matos e com a curadoria de João Terras e Rita Senra.
