Incêndios: Mais de 2.000 pessoas esperadas na manif de Braga

A concentração ‘Portugal contra os Incêndios’ agendada para a tarde de sábado em Braga já conta com a confirmação de mais de duas mil pessoas.
Trata-se de uma acção que irá decorrer em diferentes pontos do país. Em Braga, a partir das 16H00 de sábado aguardam-se milhares de pessoas na Praça do Município a reivindicar ao Governo medidas de prevenção de combate aos incêndios. Uma luta que é também por um planeamento de defesa e protecção florestal depois de um ano negro no território nacional. Trazer de volta o corpo de guardas florestais, extinto no governo de José Sócrates é outra das exigências, além de um corpo profissional de bombeiros público e a colocação da Força Aérea no combate aos incêndios, no lugar de empresas privadas.
Por Braga, Inês Sampaio, uma estudante universitária de 23 anos é uma das responsáveis pela organização da manifestação. “Há anos que vemos o nosso país a arder. As pessoas estão descontentes. As pessoas perdem os seus bens, perdem as suas casas, perdem familiares. Perdem-se animais, espécies que se extinguem, que são mortas pelos incêndios e estes governos não têm dado resposta, a situação tem piorado e a demissão da Ministra não basta. É necessário mudar políticas”, avisou a aluna de Enfermagem da Universidade do Minho, em declarações à RUM.
Inês Sampaio defende que “só a exigir e com as pessoas na rua é que o Governo vai sentir a pressão para mudar alguma coisa. Caso contrário vão continuar a tomar políticas que só desfavorecem a floresta”, alerta.
A acção de protesto está agendada para as 16h00 na Praça do Município. No evento na rede social Facebook estão confirmadas mais de duas mil pessoas só na cidade de Braga. Recorde-se que a acção decorre no sábado em diferentes pontos do país.
