INL distingue duas empresas portuguesas com 1ME

Duas empresas portuguesas venceram o projecto KETmaritime lierado pelo INL-International Iberian Nanotechnology Laboratory. Os quatro seleccionados foram anunciados esta quarta-feira, em Southampton, no Reino Unido. Agora as empresas terão a oportunidade de desenvolver projectos-piloto com o objectivo de levar a inovação e a tecnologia às empresas mais tradicionais que operam no sector marítimo.

No total foram escolhidos quatro projectos dos quais dois são portugueses: Riasearch e Undersee. Os restantes vencedores estão na vizinha Espana: Cardama e Galventus. As iniciativas vão contar com cerca de 1 milhão de euros para ajudar a desenvolverem os seus projectos nas áreas da micro e nanoelectrónica, passando pela nanotecnologia, a biotecnologia industrial, os novos materiais, a fotónica e também as tecnologias avançadas de fabrico.


Recorde-se que o KETmaritime é um projecto liderado pelo INL, e que conta com parceiros de cinco países diferentes da Zona Atlântica, são eles: Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda. 

Na visão do INL, este projecto é uma oportunidade única para as empresas mais tradicionais do setor marítimo (das áreas de construção naval, reparação e manutenção de navios e portos, navegação e logística, energias renováveis marinhas, petróleo e gás, pesca e aquicultura, biotecnologia marinha, processamento de peixe, entre outras) acederem à tecnologia e poderem criar serviços e produtos inovadores.

Quais os projectos vencedores.


Riasearch: Sedeada em Ovar, a Riasearch é uma empresa que opera no sector da aquacultura. A empresa realiza ensaios experimentais rigorosos para várias espécies aquáticas, com foco no camarão. A Riasearch colabora com uma vasta rede de parceiros científicos e industriais no desenvolvimento e condução de projectos de científicos.

Undersee: A Undersee opera a partir de Coimbra e tem como missão co-inventar a aquacultura de precisão através do desenvolvimento de uma plataforma de monitorização da qualidade da água. Com a instalação de sensores subaquáticos a Undersee fornece dados em tempo real para a Cloud. Através do projeto KETmaritime, a Undersee procura encontrar uma solução que permita aumentar o tempo de vida útil dos seus sensores.

Cardama: Com sede em Vigo, Espanha, a Cardama é uma empresa centenária que opera na área da construção naval, tendo actualmente um dos maiores centros de reparação de navios de médio porte de Espanha. Com a sua participação no projecto KETmaritime, a Cardama quer desenvolver soluções que permitam mudar o paradigma do desenho e fabrico dos navios, de forma a maximizar as eficiências na produção e tornar o processo de fabricação de navios mais flexível.

Galventus: Esta empresa de Pontevedra, Espanha, dedica-se à manutenção de componentes de aerogeradores. A Galventus está a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções aplicadas à produção de componentes estruturais do setor eólico offshore que permitam produzir componentes mais leves e mais resistentes aos fenómenos da erosão e corrosão marinha.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv