INL Summit debate futuro da nanotecnologia

De 15 a 17 de outubro, o INL Summit chega ao Altice Fórum Braga para provar que “a nanotecnologia está em todo o lado”.
São esperados cerca de 400 participantes, no evento que pretende “mostrar o que é que a nanotecnologia está a fazer nas mais diversas áreas”, explicou Jorge Fiens, director de comunicação e marketing do INL.
“Este ano o tema é a nanotecnologia enquanto agente possibilitador da nova economia, estamos a falar da indústria 4.0 e da inteligência artificial, e vamos focar-nos no que é que a ciência está a fazer para ajudar a que as alterações climáticas possam não se notar tanto”, acrescentou.
Durante três dias, muitos outros temas vão ser alvo de reflexão, nomeadamente “a transformação da mobilidade e a era quântica”.
No primeiro caso, o objectivo é perceber “como é que a nanotecnologia está a transformar a mobilidade, por exemplo, com os sensores que estão a ser colocados nos nossos carros”. No segundo, tentar-se-á explorar “o salto exponencial naquilo que é possível fazer com os nossos computadores”.
“É possível ter acesso a discussões sobre o papel da ciência nas políticas que são desenvolvidas nos negócios, inclusive na ligação da ciência à arte”, informou Jorge Fiens. Nesse sentido, será apresentada, no dia 16, uma performance artística, “The Brain Piece”, executada pela Companhia de Jody Oberfelder, de Nova Iorque, criada em diálogo com neurocientistas e com uma ligação estreita ao mundo da ciência.
Outro dos aspectos focados, adiantou o director de comunicação à RUM, “é a ligação da ciência ao empreendedorismo”, e na forma “como a ciência está a influenciar a criação de novos negócios”.
INL vai premiar projectos que contribuem para o desenvolvimento económico ibérico
A 17 de Outubro, realiza-se a conferência “Mission 10.000”, no âmbito do Programa Nanogateway, com o objectivo de definir o curso de projectos inovadores em oito regiões portuguesas e espanholas, em que a nanotecnologia e o conhecimento científico vão ter um papel fundamental.
A conferência vai reunir, em Braga, investigadores portugueses e espanhóis na área da nanotecnologia e especialistas europeus da área da inovação.
O objectivo “é juntar pessoas da área da ciência e do negócio para mostrar como é que nanotecnologia os pode ajudar a ter novos projectos e a ter acesso à bioeconomia”, explicou Jorge Fiens.
Os oito projectos da área científica e de negócio que se destaquem pela ligação da ciência à indústria e que mais contribuem para o desenvolvimento económico ibérico vão ser premiados.
No último dia, o evento conta, entre outras, com a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa.
Para mais informações e inscrições, pode consultar o site do INL.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Jorge Fiens, director de comunicação do INL, destaca alguns temas que vão ser abordados no INL Summit 2018.
