Inscrições abertas para o prestigiado Prémio Victor de Sá

Abriram, esta segunda-feira, as candidaturas para a 28ª edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. As inscrições podem ser entregues até ao dia 5 de Julho.

Esta distinção que surgiu de uma doação por parte do Professor Victor de Sá tem como objectivo premiar jovens que elaborem um trabalho inédito sobre História Contemporânea.

Aos microfones da RUM, Maria Francisca Xavier, do Conselho Cultural da Universidade do Minho, explicou que para integrarem este concurso os participantes devem ser jovens investigadores portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, até à idade de 35 anos e são admitidos trabalhos sobre temas de História Contemporânea Portuguesa, a partir de 1820. As obras enviadas devem ser “inéditas”.

Considerada umas das maiores distinções nesta área, os participantes habilitam-se a ganhar um prémio com um valor de 3500 euros. ” Sobretudo é um prémio muito prestigiante, porque se tornou o prémio mais reconhecido do ponto de vista da história Contemporânea, portanto é um prémio de grande mérito. Além do diploma, da cerimónia pública, o vencedor pode arrecadar um prémio com um valor pecuniário de 3500 euros, e as menções honrosas de quinhentos euros”, reforçou.  

O júri, nomeado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho, vai ser composto por três “especialistas reconhecidos” e com obras publicadas na mesma área histórica. A decisão do vencedor vai ser revelada até final de Novembro de 2019. Relembrar ainda que o júri pode não atribuir o prémio, caso não reconheça mérito suficiente nos trabalhos apresentados.

Áudio:

Maria Francisca Xavier, do Conselho Cultural da Universidade do Minho, em declarações à RUM.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv