Intervenção gravada do Nobel da Química marca conferência no INL

A conferência internacional “Mission 10.000: Batteries” tem como destaque um testemunho gravado de John B. Goodenough, vencedor do Prémio Nobel da Química. O evento realiza-se esta quinta-feira, a partir das nove horas, e sexta-feira no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga.

Aos 97 anos, o investigador tornou-se o mais velho de sempre a ser distinguido pela academia sueca. O trabalho, que contou também com a colaboração de Stanley Whittingham e Akira Yoshino, incide sobre o desenvolvimento de baterias íon-lítio de peso-leve.

Para Jorge Fiens, responsável pela comunicação do INL, o testemunho do cientista norte-americano vai ser “importante para perceber o caminho que foi feito desde que se criou a bateria de lítio e tudo o que será desenvolvido daqui em diante para que se consiga uma transição energética segura e limpa”. 


A conferência ““Mission 10.000: Batteries” junta especialistas, investigadores e empresários ligados à área das baterias e armazenamento de energia eléctrica, que vão falar, entre outros assuntos, dos desafios do lítio para o futuro. De acordo com as previsões da Comissão Europeia, o mercado das baterias pode ascender a 250 mil milhões de euros anuais a partir de 2025. 

Com o objetivo de criar na Europa uma cadeia de valor competitiva, inovadora e sustentável, em torno de células de baterias sustentáveis, foi criada em 2017 a Aliança Europeia para as Baterias, juntando países da União Europeia, o Banco Europeu de Investimento e outras entidades do sector. No caso de Portugal, Jorge Fiens destaca que é “um dos poucos países na Europa que tem o potencial de assegurar toda a cadeia de valor das baterias, desde a mineração à reciclagem”.

Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv