InvestBraga atinge meta dos 600 ME antes de 2020

Cinco anos depois a InvestBraga apresenta valores em termos de investimento “superiores ao expectável”. Esta segunda-feira, no âmbito do Conselho Estratégico da InvestBraga que deu o pontapé de saída para a quarta Semana da Economia, o presidente adiantou alguns dos resultados que serão apresentados de forma mais incisiva esta quarta-feira, dia 5 de Junho.
Aos jornalistas, Ricardo Rio declarou que dentro das estimativas de concretização de investimento no concelho de Braga até 2020, contabilizadas através de inquéritos do programa Mais Indústria, apontava para mais de 359 milhões de euros de investimento, no entanto, neste momento esse número já foi ultrapassado. “As mesmas empresas que apontavam para esse valor agora falam em cerca de 600 milhões de euros de investimento. Em termos de postos de trabalho a criar, tínhamos cerca de 2.500 até 2020, e esse número já foi praticamente ultrapassado”, avança o presidente da InvestBraga. Ou seja, neste momento a InvestBraga já atingiu os objectivos propostos para o ano de 2020.
O presidente realçou a dinâmica do concelho de Braga em termos de captação de investimento, uma vez que “felizmente” sejam as grandes ou pequenas empresas todas têm vindo a contribuir de forma significativa para o aumento do número de postos de trabalho. Ricardo Rio dá o exemplo da Checkmarx, uma empresa Israelita que passou de um funcionário para 60 em apenas um ano.
Ontem o Conselho Estratégico contou com os seus novos membros, Carlos Oliveira, ex-presidente da InvestBraga, Manuel Caldeira Cabral, ex-ministro da economia, a Universidade Católica e o IPCA.
O programa completo da Semana da Economia pode ser consultado aqui.
Concelho de Braga tem paradoxo entre oferta e procura de emprego.
Desde 2014 que o concelho de Braga tem vindo a diminuir a fatia de desempregados. São já menos 8.000 mil os inscritos no centro de emprego. Porém, Ricardo Rio também presidente da Câmara Municipal de Braga, adianta que este “enorme fluxo de procura de recursos humanos por parte de empresas devido a vários projectos de investimento que estão a ser concretizados”, não estão a ser acompanhados pela procura. “Notamos uma resistência” frisa o edil que acaba por confessar que a procura não é compatível com a oferta.
O autarca refere que durante a quarta Semana da Economia está programada uma mostra empresarial, nos dias 6 e 7 de Junho, com centenas de oportunidades de emprego. No entanto, até ao momento Ricardo Rio avança que o número de inscritos é “escasso” em relação às ofertas de trabalho que estão inseridas em diversas áreas que vão desde a engenharia, ao turismo, novas tecnologias, restauração, comércio entre outras.
Imigrantes brasileiros têm sido fundamentais.
Os imigrantes brasileiros, em particular, têm contribuído em grande escala para a “sustentabilidade de alguns sectores” no concelho de Braga. O presidente da InvestBraga, Ricardo Rio, enumera os casos do sector da restauração e comércio em que tem sido a massa humana brasileira a preencher vagas que não são do interesse dos locais. Contudo, o autarca bracarense afirma que boa parte desses imigrantes não vêm à procura de emprego, mas sim de investir ou mesmo para continuar os seus estudos.
Áudio:
O presidente da InvestBraga, Ricardo Rio, a dar nota dos resultados em termos de investimento no concelho.
