Investigação animal. UMinho assina Acordo de Transparência

A Universidade do Minho é, através do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), uma entre as 16 instituições que vão assinar o Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal. O documento é lançado amanhã, às 14h30, na Escola de Medicina da Universidade do Minho. A iniciativa é proposta pela Associação Europeia de Investigação Animal (EARA) e apoiada pela Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL) nas instituições nacionais que utilizam animais em investigação fundamental e biomédica.
Compreensão e aceitação da investigação animal por parte da sociedade portuguesa, promovendo a abertura e transparência em relação à experimentação animal. São estas a principais premissas do Acordo de Transparência, com lançamento agendado para o IV Congresso da SPCAL, subordinado ao tema “Qualidade e Transparência na Investigação com Animais de Laboratório”, que decorre até sábado nas instalações da Escola de Medicina da UMinho.
As 16 entidades que rubricam o documento comprometem-se a partilhar de forma consistente mais informações sobre a utilização de animais na investigação e as suas justificações científicas, éticas e morais.
O anúncio público conta com o director executivo da EARA, Kirk Leech, o presidente da SPCAL, Ricardo Afonso, e o presidente da Escola de Medicina da UMinho, Nuno Sousa.
