Isabel E. Carvalhais pede apoio “real, rápido e eficiente” para os Açores

Isabel Estrada Carvalhais voltou a solicitar esta segunda-feira, em plenário, em Estrasburgo, o auxílio do Parlamento Europeu para minimizar os efeitos provocados pelo furação Lorenzo nos Açores. A tempestade assolou o arquipélago há menos de um mês e, pela segunda ocasião, em duas semanas, a eurodeputada minhota chamou a atenção para “os prejuízos, que excedem os 330 milhões de euros”.
Enaltecendo os “esforços a nível regional, tanto na prevenção, que evitou danos maiores, como nas medidas já postas em marcha para apoiar as populações afectadas”, refere que “os estragos atingiram transversalmente toda a sociedade, desde habitações a comércios e serviços, infraestruturas portuárias, embarcações, explorações e culturas agrícolas”.
“A soma destes prejuízos tem um signficado particularmente pesado para uma região de dupla insularidade e ultra periférica”, acrescenta. Nesse sentido, a eurodeputada que representa o PS, eleita pelo círculo eleitoral de Braga, pede “efectiva solidariedade europeia aos Açores e um apoio que deve ser real, rápido e eficiente”.
