Já arrancou o programa de mentorias na UMinho

Arrancou esta quinta-feira o programa de “Mentorias” na Universidade do Minho. Durante três meses, ex-alunos da academia serão mentores de actuais estudantes no sentido de os dotar de competências que os preparem para entrar no mercado de trabalho.
Este projecto-piloto tem a particularidade de juntar mentores e mentorados de áreas de saber diferentes.
Teresa Freire é a coordenadora científica deste projecto e lembra “as grandes expectativas” que o mesmo está a gerar. “Este projecto culmina um outro que é o “Tutorias por pares” e que articula um grande projecto de acompanhamento dos alunos desde o momento que entram até que saem da universidade”, salientou Teresa Freire que explicou que esta iniciativa “é uma mais-valia para a formação dos alunos”, salientando que o retorno “é grande” porque “vai estabelecer pontes e articulações entre a universidade e a comunidade e a universidade e o mercado profissional”.
Uma opinião relevada pelo reitor da academia minhota, António Cunha, que explicou que o projecto “é de real importância para o teste e validação de novas abordagens no desenvolvimento de competências transversais para os estudantes e também para o seu desenvolvimento pessoal fruto da envolvência de alumni que se disponibilizaram para serem mentores”.
Ao todo são 11 mentores e 11 mentorados que chegam das mais variadas áreas do saber e de actividade. Essa é, aliás, uma das principais notas destacadas pelos estudantes que se inscreveram neste projecto que se prevê que cresça e se consolide até Setembro.
Até lá, muito entusiasmo do lado dos mentorados. “Acho que vai ser um desafio, vai ser muito interessante e estimulante”, assinalou Alexandra Ribeiro, estudante do 1º ano de Ciência Política.
Já Natália Silva, do curso de História, frisou a importância de “contactar com uma experiência que permite entrosar as próprias formações e a experiência consolidada de um mentor”. Por outro lado, Ana Margarida Magalhães, estudante de mestrado em Direito Administrativo, explicou que se inscreveu neste programa “pela experiência de poder contactar com o mercado de trabalho, saber como é o dia-a-dia numa empresa e quais os desafios com que se debatem os profissionais hoje em dia para depois aplicar no futuro”.
Os mentores são todos alumni da UMinho com experiência profissional relevante, disponíveis para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes desta universidade. Bruno Silva (administrador Executivo Hospital Privado de Braga e Hospital Privado de Braga Centro), Carla Sepúlveda (administradora Célula 2000), Carlos Oliveira (presidente InvestBraga), Gabriela Nunes (Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais), Isabel Fernandes (directora do Museu de Alberto Sampaio, do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães), José Lucas (director Oficina de Competências), Nuno Freitas (CEO Spirito Cupcakes&Coffee), Nuno Pinto Bastos (CEO EditValue), Nuno Torres (sócio da Central Arquitectos), Pedro Fraga (fundador e CEO da F3M) e Pedro Soares (director Agência Nacional Erasmus+ – Juventude em Acção) são os mentores deste programa.
