Jantar de Reis enaltece valores monárquicos em Guimarães

Será um fim-de-semana de Reis no Minho. Está aí mais uma edição do tradicional Jantar de Reis que junta, sob o mote da valorização de Portugal, centenas de pessoas que partilham os valores da monarquia.
Este ano as comemorações do jantar de Reis, que já vai na sua 8ª edição, alargam-se ainda a Fátima, associando-se às comemorações do centenário das aparições.
Manuel Beninger, presidente da Comissão organizadora deste jantar, explicou à RUM que “se pretende a continuação da defesa e produtos português, da cultura, da tradição, das empresas e regiões portuguesas”, explicando que a presença de D. Duarte de Bragança no jantar personifica tudo isso, daí o convite ao representante da família real portuguesa.
Para além de D. Duarte, neste jantar vão marcar presença outras casas reais estrangeiras, com destaque para o chefe da casa real do Egipto, o príncipe Osman Rifat Hibrahim, o chefe da casa real do Havai, princesa Owana Salazar e o rei do Ruanda, Yuhi VI.
Repor a monarquia é necessário
É esta a opinião de Manuel Beninger, ele que defendeu a reposição deste sistema em Portugal: “O nosso grande propósito não é impormos, é colocar em análise a possibilidade da restauração da monarquia pelas vantagens que isso traz. No Jantar de Reis podemos repensar o tipo de regime, um regime que não pode ser referendado em Portugal, até porque a Constituição da República portuguesa assim o impõe”, disse o monárquico que explicou que a reposição da monarquia em Portugal teria algumas vantagens para o país.
“Quando comparamos todos os países mundiais, no que diz respeito ao desenvolvimento económico, à democracia, à liberdade de imprensa e a outros itens, dos dez países sete são monarquias constitucionais e essas são as nossas referências”, sublinhou Manuel Beninger que explicou que este Jantar de Reis vai servir para dar contributos para melhorar Portugal.
O Jantar de Reis começa às 20h deste Sábado no Paço dos Duques. Da parte da tarde (15h45) acontecerá uma visita à sé de Braga e, posteriormente, a comitiva seguirá para a estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães, onde irá ser depositada uma coroa de flores.
