JpG afirma-se como “movimento independente” nas autárquicas

Um movimento “despartidarizado”. É assim que se apresenta coligação Juntos Por Guimarães às próximas eleições autárquicas. O movimento conta, recorde-se, com o apoio de 5 partidos: PSD, CDS, Partido da Terra, Partido Popular Monárquico e ainda Partido Pró-Vida / Cidadania e Democracia Cristã. A candidatura encabeçada por André Coelho Lima entregou esta segunda-feira no Tribunal a lista dos candidatos às 48 freguesias, uniões de freguesia, Assembleia Municipal e Câmara de Guimarães. 

Uma candidatura onde 65% dos candidatos são independentes, sublinhou o cabeça de lista, André Coelho Lima. “65% dos candidatos não têm nenhuma ligação formal a nenhum partido, apesar de a Coligação ser apoiada por 5 partidos e 4 movimentos independentes”, sublinhou. “Corporizamos um movimento despartidarizado e independente. Temos apoio de partidos, mas não estamos vinculados aos partidos”, assegurou.


O candidato à presidência do município vimaranense diz-se confiante na sua eleição. “Estou confiante que os vimaranenses saberão tomar aquela que é a melhor decisão para o seu futuro e confiante que as pessoas sabem o que querem para o futuro e que, a cada acto eletioral, tudo começa do zero”, reafirmou. 

“As eleições são cada vez mais de pessoas e de projectos e não de partidos”, frisou.

Na candidatura de André Coelho Lima, 25% dos membros das listas são do sexo feminino, ao contrário dos restantes partidos que concorrem em Guimarães, onde as listas são paritárias. O candidato garante que não houve necessidade de cumprir as quotas exigidas legalmente“Nunca tive aspiração em que as mulheres representassem nem mais nem menos. As mulheres representam exactamente aquilo que merecem representar. Da mesma maneira que temos 25% candidatas, não o fizemos para o ter mas porque são as melhores para os cargos. Mulheres e homens são exactamente iguais, são cidadãos vimaranenses”, referiu.


Ao contrário dos restantes partidos, onde se pronunciaram também o mandatário e o candidato à Assembleia Municipal, na coligação Juntos por Guimarães apenas o cabeça de lista prestou declarações aos jornalistas. 


Os pelouros e os vereadores, caso a Coligação vença as eleições


Em caso de eleição, André Coelho Lima, candidato à presidência ficará com o pelouro do Desenvolvimento Económico. Já o número dois da lista da Coligação Juntos por Guimarães à autarquia, António Monteiro de Castro, ficará com os pelouros do Centro Histórico, Urbanismo e Finanças. O conhecido envolvimento em várias empresas e projectos vimaranenses no sector privado de António Monteiro de Castro “não preocupa” André Coelho Lima, já que “nenhum vereador poderá trabalhar com empresas com que estejam relacionadas, e um percurso privado não pode impedir de ter um percurso público”, sublinhou.


A vereadora Helena Soeiro ficaria com os pelouros da educação e recursos humanos. Bruno Fernandes, número 3, ficaria responsável por um novo pelouro, o das freguesias,e ainda as obras municipais, ambiente (acompanhando a candidatura a Capital Verde Europeia) e a protecção civil. Ricardo Araújo ficaria responsável pelas áreas da cultura, desporto, turismo e juventude (também este um novo pelouro). O número 5, Vânia Dias da Silva, ficaria com as áreas da acção social e fiscalização.


Na lista da coligação segue-se Hugo Miguel Ribeiro , Ermenegildo Encarnação, Eduarda Marques, Miguel Salgado Fernades e Orlando Coutinho.

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv