JpG promete mais de 2 milhões para educação e desporto

O candidato da coligação Juntos por Guimarães, André Coelho Lima promete mais de dois milhões de euros do próximo orçamento da Câmara Municipal para os jovens do concelho.
Esta segunda-feira, André Coelho Lima anunciou medidas que propõe para a educação e desporto, convicto de que “poderão melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas”.
O social democrata pretende atribuir um cheque-ensino, por cada aluno, desde o 1º ciclo e até ao 12º ano. O valor irá variar entre os 50 e os 150 euros, conforme o rendimento das famílias. Obrigatório é que o material escolar seja comprado no comércio do concelho de Guimarães. “É a maior medida de impacto orçamental”, reconheceu o candidato que prevê um gasto associado, por ano, de aproximadamente dois milhões de euros. “Uma verba perfeitamente suportável”, acrescentou.
André Coelho Lima promete uma autarquia atenta ao percurso escolar dos vimaranenses e a premiar “os melhores entre os jovens vimaranenses” através de uma bolsa de mérito.
Para os que sonham ingressar no Ensino Superior, mas que não arrisquem por dificuldades financeiras, o social democrata afirma que a autarquia estará atenta porque “não pode permitir que um jovem do concelho não possa completar a sua formação por falta de condições financeiras”. André Coelho Lima admite que é impossívem determinar o orçamento para esta medida, antevendo, ainda assim, um impacto orçamental reduzido.
André Coelho Lima anunciou ainda, para o próximo mandato, caso seja eleito presidente da CM de Guimarães, o pagamento das inscrições dos atletas de formação em qualquer modalidade. Trata-se do pagamento do seguro obrigatório e do exame médico desportivo. “Isto visa o fomento da prática do desporto”, esclareceu, que prevê um gasto entre os 300 e os 400 mil euros. André Coelho Lima lembrou que muitos concelhos têm em vigor esta medida. “O município tem interesse que todos os que queiram praticar desporto o possam fazer”.
A coligação Juntos por Guimarães irá apresentar, nas próximas duas semanas, medidas para os séniores e para as famílias como um todo.
