JPG quer “Desporto para Todos” em Guimarães

A coligação Juntos por Guimarães (JPG) quer que a autarquia pague os custos de inscrições, o seguro desportivo e os exames médicos obrigatórios dos atletas de formação de todas as modalidades em Guimarães. A proposta, denominada “Desporto para Todos”, será apresentada na próxima reunião municipal, esta quinta-feira.
A proposta foi apresentada no âmbito da candidatura da coligação à Câmara Municipal, na últimas eleições autárquicas, em Outubro, e está orçamentada em cerca de 300 mil euros.
Ricardo Araújo, vereador social-democrata, explicou a proposta, que prevê que a Câmara assuma o pagamento dos custos de inscrições federativas de todos os atletas de formação, das diversas modalidades; o pagamento do seguro desportivo obrigatório para cada atleta; o pagamento dos exames médico-desportivos obrigatórios para cada atleta, nos escalões de formação. “É uma ambição antiga manifestada pelos clubes de Guimarães, que entendemos como legítima. É mais um contributo para fomentar a prática desportiva no nosso concelho”, sublinhou.
O vereador Ricardo Araujo garante que a medida “permitirá aumentar o número de atletas, diversificar modalidades ou é, no mínimo, menos um constrangimento para os clubes terem mais modalidades”, referiu.
O social democrata recordou ainda que valor do apoio proposto “é mais ou menos o mesmo” que a Câmara atribuiu, recentemente, de reforço a cooperativa Tempo Livre, que gere equipamentos como as piscinas municipais, o Multiusos de Guimarães ou as pistas de atletismo.
Já o líder da coligação Juntos por Guimarães, que encabeçou a candidatura às autárquicas de 2017, André Coelho Lima, disse esperar que os socialistas votem de acordo com as suas convicções. “É um desafio directo e frontal aos vereadores socialistas, que engrandece a democracia, se formos capazes de reconhecer razão nas propostas, independentemente da sua proveniência”, ambicionou.
A expectativa é “que seja uma votação de acordo com as convicções dos que votam”. “Esperamos que, se os vereadores do PS considerarem que esta é uma medida positiva que Guimarães deve abraçar, não se espera que não votem favoravelmente”, disse Andre Coelho Lima.
Esta é uma medida que já aplicada em muitos municípios da região, disse o vereador André Coelho Lima. “Os nossos atletas e clubes têm esta diferença em relação aos seus opositores regionais. Em quase todos os municípios a nossa volta, a Câmara apoia neste sentido”, recordou.
Áudio:
Vereador Ricardo Araujo explica proposta.
