Investigador da UMinho tem a melhor tese europeia em relações públicas

“Independente e madura” foi assim que o júri do 21º Congresso da Associação Europeia de Educação e Investigação em Relações Públicas em Zagreb, na Croácia, descreveu a tese de doutoramento do investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS) sobre relações públicas. “Comunicação estratégica: a teoria instigatória da comunicação de organizações não governamentais (ONG´S)” foi defendida na UMinho e na Universidade de Leipzig, na Alemanha.


Com uma vasta experiência profissional Evandro Oliveira começou a estudar o tema, primeiro, na sua tese de mestrado onde teve acesso a algumas informações relacionadas com as ONG´S. A ideia neste novo desafio, tese de doutoramento, passou por “perceber as diferenças” e assim criar propostas. O trabalho faz o contexto histórico, comunicacional, sociológico e económico das ONG´S internacionais, que serão mais de 31 mil no mundo. 


O facto de ter arriscado na criação de uma teoria própria com dois modelos que ajuda as ONG´S a comunicarem com os cidadãos que se envolvem com elas foi para o investigador um elemento diferenciador. A tese é a primeira teoria mundial que ajuda as ONGs a planificar e a comunicar a todos os níveis para cumprirem metas.


Evandro Oliveira adianta que este galardão traz mais reconhecimento ao CECS que tem “enraizado” uma vontade de arriscar. O investigador de 40 anos vive actualmente na Alemanha porém, não esconde que gostava de no futuro regressar a Portugal. Neste momento Evandro confessa que países como os Estados Unidos já mostraram interesse em cooperar na investigação. O estudante da academia minhota também já recebeu convites para divulgar a teoria. 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv