Juntos por Braga gasta em brindes o mesmo que PS na campanha

São mais de 500 mil euros que vão ser gastos pelospartidos que concorrem à Câmara de Braga.

A coligação “Juntos por Braga” é aquela que detém a maior fatia neste bolo global, ao gastar 306 mil euros. A coligação liderada por Ricardo Rio prevê obter quase 150 mil euros de subvenções do Estado e recolherá 158 mil euros dos partidos que formam esta união que quer voltar a vencer em Braga.

Destaque para os 110 mil euros que estão orçamentados para brindes, os 20 mil para a estratégia de campanha e estudos de opinião e os 50 mil euros que estão afectos a comícios e espectáculos.

Os 110 mil euros que a coligação “Juntos por Braga” gasta em “brindes e outras ofertas” davam para pagar a campanha do Partido Socialista.

Miguel Corais terá menos recursos disponíveis, ainda assim, irá gastar 25 mil euros em propaganda, 20 mil euros em comícios e espectáculos e 15 mil euros nos famosos brindes de campanha. Dos 110 mil euros que prevê gastar, o PS orçamentou uma subvenção estatal de 95,7 mil euros e prevê receber 15 mil euros da estrutura nacional.

A CDU, com Carlos Almeida à cabeça, tem orçamentado para a campanha 60 mil euros. 56 mil provêm de subvenções estatais, o partido dará 3200 euros e prevê-se que sejam angariados 800 euros em fundos ou donativos. A CDU vai investir 2200 euros em comícios e espectáculos e 3200 em brindes, que serão oferecidos aos bracarenses até 1 de Outubro.

O Bloco de Esquerda, que regressa à luta autárquica em nome próprio, apresenta Paula Nogueira a eleições. O partido de esquerda tem 25 mil e 700 euros para a campanha eleitoral, sendo que a grande fatia chega via a estrutura central do BE (24,6 mil euros). Destes 25,7 mil euros que prevê gastar, apenas 7500 são despesas locais, ou seja, 18,2 mil euros são despesas centrais do partido, imputadas a Braga. E quem espera receber uma caneta ou um isqueiro do Bloco de Esquerda em Braga desengane-se. O BE não irá dar brindes nesta campanha autárquica.

Mais modesta será a campanha do “Nós, Cidadãos”. Dois mil euros foi o que o partido orçamentou para estas eleições. Com esta verba, o partido que leva a eleições Armando Caldas não promete comícios nem brindes.

Contas feitas, a soma dos orçamentos de campanha de PS, CDU, BE e Nós, Cidadãos, dá 198 mil e 400 euros. Valores que não chegam perto – são menos 108 mil – daquilo que a coligação “Juntos por Braga” prevê gastar na campanha eleitoral para as autárquicas de 1 de Outubro.
A candidatura da coligação “Juntos por Braga” (PSD/CDS-PP/PPM) deverá ser a terceira mais cara de todo o país.

Recorde-se que, ao todo, os partidos políticos e coligações prevêem despesas de quase 35 milhões de euros na campanha para as eleições.

De acordo com os orçamentos de campanha disponíveis no ‘site’ da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, a maior ‘fatia’ do orçamento será gasta na “concepção de campanha, agências de comunicação e estudos de mercado”, com quase 115 mil euros. Para comícios e espectáculos estão reservados mais de 91 mil euros, enquanto em propaganda haverá uma despesa de 60 mil euros e em cartazes, estruturas e telas serão gastos 25 mil euros.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv