Legislativas 2019. Os sentimentos dos portugueses no Twitter

A AP Exata Comunicação Digital acompanhou nos últimos quatro dias os sentimentos dos utilizadores portugueses no Twitter em relação aos partidos que se apresentam nestas eleições legislativas. 


Numa análise para a RUM, Sergio Denicoli, da AP Exata , refere que o PS “é o partido mais citado, e o segundo é o Chega, mas com uma diferença grande entre os dois”. Enquanto que “o PS tem um sentimento de confiança que cresceu nos últimos dois dias em relação aos sentimentos negativos, que caíram, o Chega tem sentimentos negativos muito altos, ou seja tem uma abrangência grande mas sempre com muitas críticas”, especifica. Já o PSD está também “num momento importante, conseguindo bipolarizar estas eleições”, ainda que apareça em quarto lugar no que se refere ao número de citações.


Em terceiro lugar surge o BE, seguido do PSD e depois do CDS-PP. Os centristas são mais mencionados “mas o sentimento que sobressai é confiança e tristeza no mesmo patamar”. 

Já o PCP “fala para um público específico” e subiu de forma significativa “de ontem para hoje” ainda que a variação dos sentimentos permaneça sempre “muito estável”.

No caso do BE, os últimos dias “foram relativamente positivos”, à excepção desta sexta-feira, o que “mostra que o BE começa a ter alguma dificuldade nesta recta final”, explica Sergio Denicoli.

Já o PAN “tem uma curiosidade: as críticas ao PAN acabam por dar visibilidade e estimular a militância. Quanto mais se fala dele, mais as pessoas procuram defendê-lo. Um partido que desperta paixões”, refere ainda o analista exemplificando com a presença de sentimentos como “tristeza, raiva e alegria”.

Referindo-se ao Livre,  Sergio Denicoli assinala o alcance substantivo nas redes, registando um crescimento nos últimos dias. Segundo aquele especialista, “a visibilidade vem muito dos comentários a respeito da líder do partido” que “conseguiu reverter as críticas e as publicações negativas”.

A Iniciativa Liberal “mantém um público fiel”. Por sua vez, no Aliança os sentimentos “variaram bastante” ao longo dos últimos quatro dias, ainda que hoje os sentimentos positivos registem uma queda. “É um partido que tem tido dificuldade em colocar-se como uma alternativa”, conclui.

Sergio Denicoli assinala que a grande marca destas eleições é mesmo a polarização entre PS e PSD, com o PSD a ter um sentimento positivo “um pouco maior nestes últimos dias”.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv