Lendas e mitos de Guimarães evocadas este Sábado

As lendas de Guimarães vão ser evocadas, este Sábado, num espectáculo que irá percorrer as ruas da cidade. Este é o resultado de um trabalho realizado por uma aluna da Universidade do Minho que terá o apoio do município vimaranense.
Desde a Igreja de S. Miguel até ao Museu Alberto Sábado, serão quatro as lendas e mitos evocados, afirmou a aluna Rute Fernandes que coordena o projecto no âmbito do seu mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho.
“É um espectáculo com quatro pontos de paragem onde, em cada ponto, será retratado um ou mais mito ou lenda da cidade de uma forma artística diferente, desde fotografia a performance de teatro ou moda”.
Em “palco” uma árvore que abençoa os namorados, uma batalha evocada numa estátua de faces opostas, tábuas vermelhas régias ligadas a uma morte e a água perfeita para os cutileiros serão as lendas e mitos que vão ser reconstruídos.
A aluna promete “um novo olhar dessas lendas e mitos” que será apresentado por 20 jovens criadores.
Rute Fernandes explicou que, sendo aluna de teatro da Universidade do Minho, “pensou em fazê-lo de uma forma diferente ao apresentar um espectáculo itinerante que combinasse diferentes áreas artísticas para criar um espectáculo de percurso com várias formas artísticas a apresentar algo”.
“Estórias Performativas – Espectáculo de Percurso” tem início às 21h na Igreja de S. Miguel e, a cada 30 minutos, prossegue com outra lenda e outro local, neste caso para a extensão do Museu Alberto Sampaio e para o Posto de Turismo, regressando depois ao Museu. A entrada é livre.
