Lídia Dias garante: “Encontros da Imagem não estão em risco”

Os Encontros da Imagem não estão em risco. Apesar da Associação que dirige esta iniciativa – Associação Encontros da Imagem – não ter submetido à Direcção Geral das Artes o pedido de apoio financeiro ao festival em tempo útil, Lídia Dias, vereadora da cultura na Câmara Municipal de Braga, explicou que ainda será possível tentar garantir uma fatia de 30 dos 40 mil euros que os Encontros receberam o ano passado de apoio estatal.

“Há a possibilidade de uma parte ainda se poder “ir buscar”, mas nunca na totalidade que ronda os 40 mil euros”, admitiu a vereadora que confirmou que “existirão 10 a 15 mil euros que não há forma de obter”.

A vereadora bracarense confirma que a Associação Encontros da Imagem irá tentar encontrar outras formas de financiamento que podem passar pelo reforço de mecenato ou o alargamento da programação para o quadrilátero urbano – Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos. Ainda assim, Lídia Dias aponta o caminho para os Encontros da Imagem: “Redimensionar o trabalho não colocando em causa a filosofia do festival, enquanto evento com âmbito mundial reconhecido, de mostra de fotografia contemporânea, de artistas emergentes e consagrados”.

“O Festival deve reinventar-se e o que eu disse e me comprometi é que os Encontros da Imagem 2017 não estarão em causa”, atirou a vereadora.

Serviço educativo começará a ser assegurado no Museu da Imagem

Um das formas de garantir esta sobrevivência do festival passa pelo reforço do apoio concedido pela Câmara Municipal para os Encontros da Imagem. Este ano será de 30 mil euros. Representa um aumento de cerca de dois mil euros em relação a 2016 e de 11 mil em relação a 2013.

Para além disso, o município pretende que, no Museu da Imagem, se comecem a formar públicos. Uma competência que caberá à Associação Encontros da Imagem que assim garante mais uma fatia financeira extraordinária. “A ideia será fazê-lo através do serviço educativo, com actividades de workshops para formação de públicos, e passar a ser esta associação, através do seu espólio, a poder desenvolver com o nosso público escolar e nossa comunidade, actividades que possam fazer esse trabalho de formação de públicos que não temos feito”, avançou Lídia Dias que acrescentou que “esta era uma forma de consubstanciar a relação dos próprios Encontros da Imagem com a cidade”.

O município, garantiu a vereadora, está atento e não vai deixar “cair por terra” a realização deste festival que “já é uma imagem da cidade de Braga”.

Lídia Dias explicou ainda que já reuniu (durante várias horas) com a nova direcção da Associação Encontros da Imagem que lhe deu nota “das fragilidades” que existem.

Recorde-se que o fotógrafo bracarense Rui Pires é o novo presidente. Para além deste, fazem parte da equipa Carlos Fontes, um dos fundadores dos Encontros da Imagem.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv