Linha TGV em Barcelos traz Marco Franco e Dada Garbeck

O município de Barcelos anunciou um novo ciclo de concertos em parceria com a associação cultural local Macho Alfa. O ciclo, intitulado Linha TGV, propõe a dinamização do Teatro Gil Vicente através da aposta em artistas nacionais e internacionais menos conhecidos do grande público mas que a Macho Alfa – responsável inteiramente pela curadoria – reconhece como donos de “novas linguagens e correntes entusiasmantes” da música contemporânea.

O promotor da Macho Alfa, Hugo Milhazes, revela que a associação cultural já tinha proposto à Câmara de Barcelos um ciclo de concertos mas “só agora, em 2019, houve um entendimento e uma luz verde” da autarquia. A parceria, refere, é uma consequência da maior aposta do município na Cultura, lembrando o Triciclo – o ciclo de concertos itinerante inaugurado no último trimestre do ano passado. 


A Linha TGV divide-se em duas estações: a primeira arranca entre este mês e junho, onde estão previstos cinco concertos; a segunda decorre entre outubro e dezembro, cujo programa ainda é desconhecido. Os primeiros espectáculos acontecem já este sábado, com a chegada a Barcelos do pianista Marco Franco e de Dada Garbeck, o nome com o qual o vimaranense Rui Souza assina a sua própria música. Em abril, os protagonistas são Filho da Mãe (dia 13) e Maria Beraldo (dia 19), com o ciclo a completar-se em junho (dia 25) com o concerto dos Sunset Rollercoaster.

A escolha dos artistas, explica Hugo Milhazes, está relacionada com a dinâmica do Teatro Gil Vicente

“O nosso objectivo é escolher estéticas musicais que se adequem da melhor forma possível a uma sala como é um Teatro. Por isso escolhemos artistas que tocam a solo e, nessa toada, são capazes de envolver e absorver os espectadores”, assinala Hugo Milhazes. Além da envolvência, há outro domínio comum em Marco Franco, Dada Garbeck, Filho da Mãe, Maria Beraldo e Sunset Rollercoaster: a qualidade que emprestam aos espectáculos ao vivo. “São artistas que têm uma componente ao vivo muito boa, que importa levar ao teatro, e dinamizá-lo em específico, ao contrário da outra oferta cultural que se vai fazendo neste momento”.

Os dois primeiros protagonistas da linha TGV, Marco Franco e Dada Garbeck, sobem ao palco do Teatro já este sábado. Hugo Milhazes antecipa que o pianista Marco Franco vai apresentar, no Salão Nobre da Câmara Municipal (21h30), o disco Mudra, “um dos discos mais cotados do género jazz em 2017”, a que se junta uma exposição do próprio Marco Franco patente no Teatro (a partir das 21h). Já Dada Garbeck sobe a palco (22h45h) para tocar o seu disco de estreia “The Ever Coming”. A entrada para ambos os concertos é gratuita. 

Áudio:

O promotor da Macho Alfa, Hugo Milhazes, explica o objectivo do ciclo da Linha TGV

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv