Livros sobre Braga chegam às escolas do concelho

São 112 livros centrados na história de Braga que desde esta segunda-feira estão nas bibliotecas das escolas do 2º e 3º ciclo do concelho. A iniciativa partiu do pelouro da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Braga e serviu para assinalar o Dia Mundial do Livro.
Muitas das publicações sobre história e património integram agora a rede de bibliotecas dos estabelecimentos de ensino. Lídia Dias, vereadora da Educação e Cultura realça o carácter pedagógico da iniciativa, já que desta forma é possível “dar a conhecer, valorizar e mostrar a história e património junto de um público-alvo”. Publicações que “de outra maneira estes alunos não teriam acesso”, referiu a vereadora. Nas bibliotecas das escolas constam agora diferentes publicações sobre Braga que podem ser aproveitadas pelos professores para “desenvolver outros projectos de investigação com os alunos”.
A vereadora da Educação realçou o facto destas obras substituirem muita da pesquisa que é feita no computador e nas redes por parte dos mais novos. “Quisémos também fomentar o livro, o gosto de pegarem no livro e de o folhear e manusear, que é diferente de ir buscar conhecimento a um computador”, recordou Lídia Dias.
Criar uma secção de ‘bracarografia’ em cada escola de Braga
As publicações em questão estavam em arquivo e muitas delas contaram, ao longo dos anos, com o apoio do município. “Treze volumes de cada publicação feita sobre Braga, conjuntos que entregamos às bibliotecas que agora organizarão um espaço para colocar ao acesso dos alunos”, acrescentou ainda a vereadora.
Áudio:
Lídia Dias lembra que “folhear um livro é diferente de ir buscar conhecimento a um computador”
