Localização da nova sede da AAUM decidida “em breve”

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) deverá, nas próximas semanas, decidir sobre a localização onde irá construir a nova sede. Na semana passada, em entrevista à RUM, o reitor Rui Vieira de Castro referiu que a UMinho disponibilizou um terreno no interior do campus, nas imediações dos serviços de Acção Social e que agora está nas mãos da direcção da AAUM tomar uma decisão sobre o que pretende fazer. Ora, em declarações à RUM, Nuno Reis, presidente da AAUM, admitiu que ainda não há, nesta altura, uma decisão sobre o local onde a sede será erguida, mas confirmou duas possibilidades de localização: um terreno junto ao campus de Gualtar, sugerido pela autarquia de Braga, e um outro, junto aos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, no interior do campus.


Segundo o presidente da AAUM, a decisão da localização pode estar por “semanas”. “Aquilo que está a ser feito é entender se corresponde àquilo que são as nossas necessidades para uma nova sede. Existem coisas que desde logo precisam de ser salvaguardadas”, começou por dizer Nuno Reis, referindo-se às salas para os grupos culturais ensaiarem e um bar académico. “São coisas que necessitam de um projecto bem definido e que a Universidade tem que estar disposta a conseguir enquadrar naquilo que é o espaço que está a ceder à Associação Académica”, sublinhou o presidente da AAUM.

Nuno Reis recordou ainda uma das reuniões que decorreu no início do ano com o presidente da autarquia bracarense. “A resposta que numa primeira fase nos foi dada pelo presidente de câmara era de que estaria à espera da cedência de terrenos (junto à Universidade do Minho) ao abrigo de questões relacionadas com a CIM. Eram os terrenos que já tinham sido apresentados desta última vez que houve actualizações sobre o assunto. Dada a urgência de encontrarmos um local temos mantido a necessidade de contacto com o reitor e com a Câmara Municipal de Braga”, clarificou.

Com duas hipóteses em cima da mesa e sem novidades até ao momento por parte da Câmara Municipal de Braga, o presidente da AAUM admite que a decisão poderá ser tomada “dentro das próximas semanas”. “Vamos ver se mantemos esta hipótese em aberto, porque já se arrasta há muitos anos, ou se avançamos para o fecho desta possibilidade e avançamos com a questão do espaço dentro da Universidade”, disse Nuno Reis.

O dirigente da Associação Académica referiu ainda que “a direcção pretende o quanto antes apresentar uma solução à própria comunidade estudantil, de forma a que seja um processo que envolva a comunidade e não seja fechado dentro da própria associação”.

Áudio:

Presidende da Associação Académica da UMinho confirma possibilidade de dois terrenos distintos para a construção da sede

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv