Lucília Gago é a nova Procuradora-Geral da República

Joana Marques Vidal não foi reconduzida como Procuradora-Geral da República. O Presidente da República anunciou esta quinta-feira a nomeação de Lucília Gago, atual Procuradora-Geral Adjunta, para o cargo.
O anúncio foi feito através de uma nota publicada no site da Presidência.
Na nota, a Presidência explica que Lucília Gago “(…) garante, pela sua pertença ao Ministério Público, pela sua carreira e pela sua atual integração na Procuradoria-Geral da República (…) a continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos (…).”
Com mais de 35 anos de experiência, Lucília Gago é especialista em direito da família e já foi diretora do DIAP de Lisboa.
Nas primeiras reações a esta nomeação, o PS considera que a nomeação de Lucília Gago “assegura independência da justiça”. Entendimento bem diferente tem o PSD. Pedro Passos Coelho, que tinha nomeado Joana Marques Vidal em 2012, afirma hoje, num artigo de opinião no Observador, que “faltou decência para justificar a saída de Joana Marques Vidal”.
