Lusíadas e Costeados nos arquivos Sociedade Martins Sarmento

Apesar da celebração oficial do Dia Internacional dos Arquivos já decorrido, a Sociedade Martins Sarmento recupera a data já esta quinta-feira, dia 13 de Junho. O programa conta com a apresentação de duas espécimes que constituem um riquíssimo manancial de fontes de investigação histórica.


Ora, as duas obras são nada mais nada menos que um manuscrito d´Os Lusíadas e o arquivo da Casa dos Costeados.


O programa tem início, às 15h00, precisamente com a “aceitação de um manuscrito d´Os Lusíadas que foi uma realização promovida por um grupo denominado Voltar à Escola, formado por antigos professores e funcionários da Escola Martins Sarmento”.  Já pelas 18h00, está prevista a recepção e apresentação do arquivo da Casa do Costeado.


Por último, apesar do trabalho ainda não estar totalmente finalizado, a Sociedade Martins Sarmento vai apresentar a nova cara do site da Casa do Sarmento, uma realização da Universidade do Minho. De acordo com o presidente as alterações aconteceram para que seja mais fácil a consulta online. 

Recorde-se que a Sociedade Martins Sarmento é a detentora de inúmeros arquivos de relevo a nível local e nacional, como é o caso do “foral manuelino de Guimarães” datado de 1570. Uma mostra repleta de “raridades” que é, sobretudo, “fonte de investigação”. 

A entrada é gratuita mas limitada devido ao espaço existente. 

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv