“Maior edição de sempre”. 850 Alumni deram nova vida ao campus de Azurém

Aproximadamente 850 antigos estudantes da Universidade do Minho disseram “presente” na sexta edição do Encontro Caixa Alumni 2019. Este ano o evento teve lugar na cidade berço, mais concretamente, no campus de Azurém.
Segundo o pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projectos Especiais esta é sem dúvida a “maior edição de sempre” da iniciativa que abre, uma vez mais, as portas aos antigos alunos da academia minhota. Guilherme Pereira sublinha que faz parte da estratégia da UMinho investir nos alumni, ou seja, “colocar os antigos estudantes em órgãos consultivos e executivos da academia ao nível da reitoria ou unidades orgânicas”. Uma estratégia que tem vindo a dar frutos, sendo que o evento conta com o apoio de várias empresas lideradas ou com alumni em cargos de relevo. Algo que faz jus ao slogan da edição de 2019, “UM mesmo sentido”.
“A Universidade do Minho é o que é hoje devido aos alumni”, Rui Vieira de Castro.
O Encontro Caixa Alumni é todos os anos um dia muito especial para o reitor da UMinho. Rui Vieira de Castro declara que se a academia minhota “é o que é hoje deve-o aos alumni e a toda a comunidade que ajudou a construir a universidade”. Para além disso, esta é uma forma de demonstrar que existem diversas formas de “regressar” para ajudar a “consolidar” a academia minhota.
Quanto à escolha do local que acolhe o evento, Rui Vieira de Castro adianta que não poderia ter sido mais feliz, uma vez que “muitas das pessoas passaram pelas primeiras instalações no Palácio Vila Flor, em Guimarães”. Logo esta é uma forma de dar a conhecer o “crescimento da UMinho”.
“A Universidade do Minho foi a primeira parceira no que diz respeito ao apoio ao segmento universitário”, Caixa Geral de Depósitos.
Antonieta Santos, representante da Caixa Geral de Depósitos, frisa o crescimento da iniciativa de ano para ano. Para a Caixa esta é uma parceria que demonstra estar cada vez “mais enriquecida”. A responsável recorda que faz todo o sentido a Caixa fazer parte do encontro alumni, uma vez que ao longo dos anos tem acompanhado “desde o primeiro minuto” os novos estudantes da academia minhota.
“Estamos em permanente ligação com a UMinho”, José Teixeira.
O CEO do Grupo DST, um dos patrocinadores do evento, destacou a importância das empresas “fazerem parte dos orçamentos das universidades”. José Teixeira confessa que um estudante da UMinho nunca deixa de fazer parte desta casa. Aos microfones da Universitária anunciou que irá “começar uma pós-graduação com 25 quadros na Escola de Economia e Gestão”. Parceria que deverá ser divulgada brevemente.
“A Universidade do Minho foi o local onde me fiz homem”, Belmiro de Oliveira.
Presença assídua nos Encontros Caixa Alumni, o co-fundador da Belisotex, admite ter uma ligação emocional com a UMinho. “Foi onde me formei como homem. Teve uma influência muito importante no meu percurso”, confessa.
Quanto a memórias Belmiro de Oliveira, outro dos patrocinadores do evento, revela não esquecer o primeiro dia na UMinho, neste caso nas antigas instalações no Palácio Vila Flor.
“As empresas precisam da universidade”, GEN.
Para Pedro Gonçalves não restam dúvidas que a Universidade do Minho é o local indicado não só para os alumni actualizarem conhecimentos, mas também é o local ideal para desenvolver os próprios negócios. O CEO da GEN, que passou pelo campus de Azurém em 1997, diz ter “orgulho da evolução do campus”.
