Mais de um milhar de crianças percorre “rotas improváveis” em Guimarães

Realiza-se até ao final do mês de Julho a iniciativa “Rotinhas com História”. O projecto desenvolvido pela autarquia de Guimarães é destinado a cerca de 1500 crianças.

Os percursos pedonais contemplam duas sessões diárias e dois trajectos distintos. As visitas são feitas por Florbela Castro, responsável por contar a história de cada local integrante da rota.

“O objectivo é fazer cada percurso com uma narrativa, de modo a que as crianças percebam o que está em cada sítio e o que a história nos conta”, explica Adelina Paula Pinto, vereadora da Educação, em declarações à RUM. O Largo Condessa do Juncal, o Largo dos Couros e a Ilha do Sabão são alguns dos pontos da cidade que compõem os trajectos.

A autarca acrescenta que “esta perspectiva de visita está mais relacionada com rotas improváveis, que as crianças não costumam usar” e não com visitas museológicas, que já estão “perfeitamente instituídas para todos os alunos dos vários anos de escolaridade”.

A iniciativa “Rotinhas com História” conta com crianças de 29 escolas do 1º ciclo e de 49 jardins de infância do município de Guimarães e está inserida no Projecto Educativo Municipal. Segundo Adelina Paula Pinto, as principais vertentes deste plano do executivo são a “educação patrimonial” e a “equidade para todos os alunos”.

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv