Manuel Heitor no INL para discutir Inteligência Artificial

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) convoca esta terça-feira (16h15) a mesa redonda “Construir Ecossistemas Digitais para a Inovação, Competitividade Industrial e Convergência”, cujo objectivo é discutir o recurso à Inteligência Artificial (IA) para a dinamização da Economia.
A mesa redonda vai contar com as participações do Ministro da Ciência, Manuel Heitor – vai introduzir o debate -, do director Diretor-Geral Adjunto da Dg Connect da Comissão Europeia, Khalil Rouhana, de Alípio Jorge e Al Sherpa – com a apresentação “Estratégia Portuguesa de IA no contexto da União Europeia”, e finalmente de Pedro Guedes de Oliveira e Nuno Rodrigues, que vão falar do programa INCoDe.2030.
O responsável pela comunicação do INL esclarece que o tema do debate pretende mostrar “a convergência construída em torno da Inteligência Artificial”. A discussão é aberta a toda a comunidade, desde empresários ao público em geral. Jorge Fiens refere que a iniciativa “é uma oportunidade única para as pessoas ficarem mais conscientes do papel da IA e da tecnologia nos negócios”.
IA será uma realidade da economia bracarense
Em Braga, Jorge Fiens adianta que o desenvolvimento da Inteligência Artificial na economia será uma realidade num futuro próximo. O responsável do INL revela que o ecossistema de inovação na cidade minhota “está sustentado, em grande medida, em novas tecnologias, e seguramente a IA será uma delas num futuro próximo”.
Jorge Fiens completa que “está já a ser utilizado, em contextos onde antes era trabalho manual – feito pelo Homem -, um trabalho feito em articulação com a IA, criando uma espécie de inteligência aumentada, que cria benefícios na sociedade”.
Áudio:
O responsável pela comunicação do INL antecipa o debate desta terça-feira, que pretende discutir o desenvolvimento da Inteligência Artificial na economia nacional e europeia.
