Marcelo sobre Bom Jesus: “É o culminar de uma candidatura muito longa e muito bem preparada”

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se satisfeito com a elevação do Bom Jesus do Monte a Património Cultural Mundial. Em declarações à RUM, à margem da 16ª edição da Conferência Internacional da Inovação, que aconteceu esta segunda-feira em Vila Nova de Famalicão, o Presidente da República destacou a componente ecológica do monumento.
O chefe de Estado considera que a atribuição deste título por parte da UNESCO “consagra história, tradição, componente religiosa, civil e turística” e que “não tem a ver apenas com a arquitetura, mas também com o ambiente envolvente”. “Neste tempo de ecologia isso [ndr: o ambiente envolvente] também é valorizado”, refere.
Para o Presidente da República, a elevação do monumento bracarense a Património Cultural Mundial é “o culminar de uma candidatura muito longa e muito bem preparada”. O anúncio da distinção foi feito este domingo, no âmbito da 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que se realiza até quarta-feira em Baku, no Azerbaijão.
TBG
