Marcha da Leitura junta centenas de alunos na Arcada

Centenas de crianças bracarenses concentraram-se esta tarde no Coreto da Avenida Central, em Braga, no final de uma marcha de leitura. Os alunos do 1º ciclo de oito agrupamentos escolares do concelho declamaram versos de poesia no âmbito da Semana da Leitura, evento organizado pela Rede de Bibliotecas de Braga e pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Regina Campos, coordenadora da rede de bibliotecas concelhia, realçou a importância da iniciativa, “numa partilha de leitura”. A responsável, fruto da experiência empírica da presença nas bibliotecas, frisou que os alunos do 1º ciclo “lêem tudo, valorizam a leitura e não têm vergonha” perante os transeuntes que se deslocavam junto à arcada, notando que os jovens estudantes leram autores como José Régio ou Sophia de Mello Breyner.
Presente na iniciativa esteve a vereadora da educação de Braga. Lídia Dias sublinhou que a reabilitação das escolas em Braga tem permitido equipar as bibliotecas com melhores condições, esclarecendo que “todos os projectos que estão a ser feitos nas novas requalificações têm a preocupação de ter a biblioteca com as dimensões necessárias e com tudo aquilo que é importante para a dinâmica escolar”. A responsável da autarquia lembrou que as candidaturas recebidas pelo município com vista a requalificações “têm recebido notas de reconhecimento”.
Quanto à Marcha da Leitura, Lídia Dias assinalou que “é importante chamar a atenção, dentro da comunidade e de cada escola, de ler mais”.
Áudio:
A coordenadora da Rede concelhia de Bibliotecas de Braga e a vereadora da educação realçam a importância de ler mais
