Medalhado vilaverdense aplaudido de pé na AR

O atleta Ricardo Cunha foi esta quarta-feira aplaudido de pé, na Assembleia da República (AR),  durante a aprovação de um voto de Louvor e Aclamação pela prestação desportiva nos jogos europeus para transplantados e insuficientes renais.

O atleta vilaverdense de 38 anos, que sofre de insuficiência renal, conquistou nos Europeus do mês passado, a medalha de ouro nos 5 mil metros marcha, e foi melhada de prata na Maratona também de cinco mil metros. Já no ténis de mesa em pares alcançou a prata e em ténis de mesa singular trouxe para casa o bronze.

À RUM, o atleta afirma que o reconhecimento da AR depois de uma luta diária foi um momento “muito valioso depois de um percurso de resiliência e luta diária para superar a doença e os tratamentos”.

Ricardo Cunha confessa que o aparecimento da doença crónica foi um tormento na vida. Para superar o problema, o atleta garante que a preparação psicológica é essencial e agora o maior objectivo não passa pelas medalhas, mas sim por incentivar mais jovens. “A mensagem que tento passar é que não há limites ou obstáculos que sejam barreiras na crença e no sonho”, disse à RUM.

Ricardo Cunha tenta fazer um dia-a-dia “o mais normal possível”. Além dos tratamentos diários, Ricardo faz “treinos específicos” acompanhado de uma treinadora.

Para o futuro, o atleta pretende participar nos mundiais de transplantados e daqui a dois anos integrar nos Europeus, em Dublin. Quanto ao trasnplante, ainda está em lista de espera. 

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv