Mendes acusa Lista A de querer “tirar o clube dos sócios”

É mais uma troca de acusações nas eleições do Vitória Sport Clube. Esta quarta-feira foi a vez do candidato da Lista B, Júlio Mendes, acusar Júlio Vieira de Castro, da lista A, de ter “um plano maquiavélico” para ser dono da Sociedade Anónima Desportiva (SAD).
A acusação acontece dias depois de Júlio Vieira de Castro ter apresentado um plano financeiro que, acredita Júlio Mendes, pode colocar em risco a posição do clube na SAD. Vieira de Castro propôs um orçamento de 70 milhões de euros para 3 anos, com um do aumento do capital social da SAD para 20 milhões de euros.
O actual presidente e candidato às eleições do próximo sábado deixou várias críticas. “O que me preocupa aqui é quem faz esta proposta ou não tem consciência do que está a sugerir ou propôr ou tem por trás uma estratégia que pretende não devolver o clube aos sócios, mas tirar o clube aos sócios. O clube, que continua com a responsabilidade de pagar dívida que herdou, mais de nove milhões de euros para pagar nunca vai conseguir ter oito milhões para subscrever capital. Não tendo esse dinheiro, os oito milhões podem ser subscritos por privados”, explicou.
Júlio Mendes acusou a candidatura de Júlio Vieira de Castro de querer tomar o poder absoluto. “Se isto acontecer, o clube fica à mercê de quem o quiser comprar. Pela Lista A, esta é a oportunidade dos sócios ficarem sem o clube. Os sócios não se vão deixar enganar. Até ao limite das nossas forças vamos combater este tipo de construções. Quem propõem isto ou não está preparado para liderar os destinos do Vitória ou tem por trás um projecto que chegou da Tunísia, quando no dia do debate não existia.
O candidato da Lista B falou ainda sobre o papel de Mário Ferreira: “Disseram que falaram com o senhor Mário Ferreira e que terá demonstrado vontade de participar no aumento de capital. O senhor Mário Ferreira sempre participou nos aumentos de capital, está connosco desde que a SAD foi constituída e sabe como foi constituída a SAD. Parece-me haver interpretação abusiva da nossa lista opositora”.
Continuam as trocas de acusações entre os dois candidatos às eleições dos órgãos sociais do Vitoria Sport Clube, que acontecem no próximo sábado.
Áudio:
As críticas de Júlio Mendes:
