“Minho está na linha da frente no sector europeu de defesa”

A região do Minho está a dar cartas no sector europeu de defesa. Quem o diz é o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que marcou presença no arranque da 40ª edição do Colóquio de Relações Internacionais da Universidade do Minho, na manhã desta quarta-feira.
O Ministro não poupou nos elogios aos trabalhos que têm vindo a ser feitos na região, em especial neste sector que se apresenta em crescimento. João Gomes Cravinho declarou que “é fulcral capacitar os recursos humanos, equipar as forças armadas e as empresas para os sectores de maior crescimento no futuro”. Um mercado em transformação que é necessário explorar, o que no Minho tem vindo a acontecer com especial enfoque. O Ministro sublinhou que “a região é particularmente interessante”.
Sendo o tema do colóquio “Relações internacionais: para lá do dever”, o Ministro trouxe para esta sessão alguns temas em destaque quando se fala em União Europeia e defesa. João Gomes Cravinho fez questão de declarar que a UE “não está a criar um exército europeu”, abordando também a temática da NATO e das relações com os Estados Unidos da América.
Neste campo, o governante sublinhou a importância de realizar uma “manutenção sólida do laço transatlântico”, ou seja, é cada vez mais pertinente “encorajar os EUA a olhar para o Atlântico e para a Europa”.
Licenciatura de Relações Internacionais na UMinho é a mais antiga de Portugal.
A edição 40 do Colóquio de Relações Internacionais da UMinho contou com a presença de Luís Lobo Fernandes, um dos estudantes fundadores desta iniciativa.
Em forma de balanço o presidente da Escola de Economia e Gestão, Francisco Veiga, sublinha que este é um curso que continua a ser muito procurado, principalmente, por estudantes internacionais. O presidente avança que no último ano lectivo, a licenciatura em Relações internacionais “foi a primeira no seio da UMinho a alcançar os 20% de alunos ao abrigo do estatuto internacional”.
Quanto ao evento em si, Francisco Veiga realça a aquisição de soft skills por parte dos estudantes que através da organização do colóquio conseguem estar em contacto com oradores muito interessantes, como o foi o caso do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o embaixador britânico Tony Brenton e os professores Zaki Laidi (Sciences Po) e Kai-Olaf Lang (Instituto Alemão para Assuntos Internacionais e de Segurança). No fundo um complemento aos conhecimentos leccionados em sala de aula.
António Guterres envia carta especial a estudantes da UMinho
Ainda que não de forma presencial, o Secretário-Geral das Organização das Nações Unidas fez-se representar através de uma carta endereçada aos estudantes da licenciatura de Relações Internacionais da UMinho. António Guterres, pela voz de Ricardo Pereira, presidente do Centro de Estudos de Relações Internacionais da UMinho (CECRI), deu ênfase à questão das alterações climáticas. Para o Secretário-Geral da ONU é premente, nos dias que correm, cooperar a nível internacional para promover a paz e, a cima de tudo, “mobilizar esforços para fazer frente às alterações climáticas”.
António Guterres vai organizar no dia 23 de Setembro uma cimeira, em Nova Iorque, precisamente para abordar a temática das alterações climáticas no planeta Terra.
Áudio:
Ministro da Defesa falou aos estudantes da UMinho sobre as potencialidades do sector da defesa europeu para Portugal e para a região do Minho. Presidente da EEG, Francisco Veiga, faz um balanço da procura do curso.
