Ministro do Ambiente elogia projecto do Monte Picoto

O ministro do Ambiente esteve esta sexta-feira em Braga para conhecer o trabalho de arborização do Monte Picoto.
O projecto – que tem um custo total de 195 mil euros, divididos entre 165 mil do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e 30 mil da Câmara Municipal de Braga -, prevê a plantação de duas mil árvores, de várias espécies, que tem como objectivo minimizar as alterações climáticas e, numa perspectiva urbana, de trazer mais população ao Monte Picoto.
João Pedro Matos Fernandes, revela que o projecto do Monte Picoto foi, no país, o “melhor classificado” para receber o fundo ambiental.
“Este é um dos 11 projectos, de um valor de investimento nacional de 1,2 milhões de euros, que foram aprovados pelo ministério para a adaptação das cidades às alterações climáticas. O clima está a mudar e, por isso, temos de acautelar o território, não só as ruas e praças. Este projecto é o mais diferente e essa é razão de ter ficado melhor classificado”, explica.
O ministro antecipa que a plantação de 2000 árvores vai servir para a criação de zonas de sombra “que vão ajudar a minimizar as ondas de calor”.
“O projecto para este espaço vai servir, à escala local, para que os territórios se adaptem melhor a um clima que está inevitavelmente a mudar”, conclui.
MONTE PICOTO VAI “SERVIR DE PULMÃO” PARA BRAGA
O presidente da Câmara Municipal de Braga acompanhou a visita do ministro do Ambiente e aproveitou para referir que o Monte Picoto “vai servir de pulmão” para a cidade. O autarca diz que a arborização é o primeiro passo para trazer “mais população” ao local, acrescentando que o município que tornar o Monte Picoto “no maior parque de floresta autóctone do país”.
Questionado sobre a falta de segurança que tem assolado o Monte Picoto nos últimos anos, Ricardo Rio aponta que o problema se resolve com a “utilização acrescida do espaço”, concluindo que “há rondas de vigilância” realizadas em conjunto pela segurança privada, PSP e Polícia Municipal.
O projecto de arborização do Monte Picoto prevê, com a ajuda de voluntários, a plantação de duas mil árvores, entre espécies como os carvalhos e castanheiras.
Áudio:
João Pedro Matos Fernandes e Ricardo Rio visitaram hoje o Monte Picoto
