“Missão Nerd” desmistifica ciência no Hospital de Braga

Descomplicar o mundo da ciência. É este o principal objectivo da iniciativa “Missão Nerd”, que arrancou esta segunda-feira no Hospital de Braga. Numa parceria entre a unidade de saúde bracarense e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), cinco investigadores deslocaram-se ao Hospital de Braga para demonstrar ciência junto dos utentes.

Com várias actividades para diferentes faixas etárias, a iniciativa iniciou-se no serviço de pediatria. Foi lá que Sofia Martins, pediatra no Hospital de Braga, explicou que a Missão Nerd pretende “dar um incentivo à descoberta e ao conhecimento, provando que a ciência existe em coisas simples”. O que se pretende é “despertar a curiosidade às crianças, que têm um interesse puro. As investigadoras desmistificam a ideia do que é a ciência, demonstrando que é aplicavel no dia-a-dia”, explicou aos jornalistas.

Esta é também uma forma de ocupar de forma lúdica o tempo de espera pelas consultas. “Sem dúvida que colocar uma actividade interessante diminui o peso do tempo de espera, que infelizmente existe”, admitiu a médica . “Além disso, traz conhecimento. Desde cedo investigamos na medicina. Quem sabe, vamos despertar esse interesse em crianças mais jovens”, acrescentou.

Observar nanopartículas, vestir-se como um nanocientista ou perfurar um balão sem o rebentar são algumas das actividades programadas, contou Marisa Passos, investigadora do INL. “Teremos a observação de nanopartículas de ouro, que são parte de um teste de gravidez. Vamos permitir às crianças vestirem-se como um cientista, colocando os óculos e, através de uma aplicação, conseguem ver-se com todo o equipamento que usamos em condições de “sala limpa”; podem medir-se me namómetros, fazendo a conversão da unidade que mais conhecem, o milímetro”, exemplificou.

“São actividades que mostram experiências e conhecimentos científicos muito simples, conceitos com os quais as pessoas lidam no dia-a-dia e não reconhecem por não terem acesso a informação adicional. Queremos chegar a diferentes faixas etárias, com diferentes tipos de experiências de acordo com as idades”, explicou a responsável.

Actividades simples, com materiais do dia-a-dia, que pretendem desmistificar a nanociência para diferentes idades. Ainda esta segunda-feira, depois de visitar a Consulta Externa de Pediatria, o grupo de cinco investigadoras passa pelo Hospital de Dia Médico e Hospital de Dia Oncológico, pelo Internamento de Pediatria e pela Consulta Externa de Medicina Física e Reabilitação. 

Mafalda Oliveira
Mafalda Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv